Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Patrícia da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107366
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2013
id UFSC_c89930161488c1dac6d3c50bd3501301
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107366
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curricularesEducaçãoPedagogiaOrganizaçãoEnsino fundamentalCurriculos -MudançaProfessoresMétodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2013A presente pesquisa, intitulada ?Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares?, trata da ?arte de fazer com? dos/as professores/as dos anos iniciais. Esta arte implica como lidar com os produtos impostos socialmente pelos chamados especialistas em educação e que interferem na prática docente. É um diálogo entre os chamados produtores culturais, e ?não produtores de cultura?. Busca compreender como os/as professores/as recebem os produtos estabelecidos pelos especialistas em educação. Se os aderem tal como os recebem ou se constroem uma arte, bricolagem, uma astúcia que lhes permite lidar com tais imposições construindo seu próprio fazer, usando tais produtos de forma outra que não a imposta/prescrita pelos chamados especialistas. Torna-se, então, nosso objetivo analisar o movimento realizado pelos/as professores/as que se dá entre o processo de consumo desses produtos e a organização pedagógica que define sua prática. A hipótese construída é a de que, ao relacionar-se com o que é prescrito, com bens que não são criados por eles/as, e ao buscarem configurar sua prática em meio a esse contato, os/as professores/as criam, por meio de uma arte de fazer com, algo distinto do que é planejado/esperado no uso desses produtos: eles/as burlam e criam táticas de organização própria, construindo seu próprio fazer. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola que atende do 1° ao 9° ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Florianópolis. Nossos sujeitos foram professoras/es do 1° ao 5° ano dos anos iniciais. Como metodologia, foram desenvolvidas entrevistas com três professoras, um professor e a supervisora escolar, tendo em vista os critérios definidos para os seus sujeitos conforme apresentaremos mais à frente. Foi aplicado também, previamente, um questionário com o objetivo de conhecer cada sujeito desta pesquisa. As categorias de análise definidas para esta pesquisa foram as táticas de resistência, o currículo modelado e a cultura escolar/cultura da escola. Diante de tais definições, a partir do desenvolvimento da pesquisa e da análise dos dados, observou-se que os/as professores/as desenvolvem um currículo modelado a partir de uma ?arte de fazer com? que se constitui em táticas de resistências, construindo seu próprio fazer. O tempo (calendário) e o material didático são as prescrições que definem a arte de fazer com dos sujeitos desta pesquisa. <br>Abstract: This study, entitled "Tactics / gimmicks: teacher modeling / from the curricular prescriptions", deals with the "art of making" of / the teacher / the early years. This art involves how to handle the product socially imposed by so-called education experts that interfere with teaching practice. It is a dialogue between the so-called cultural producers, and "non-producing culture." Seeks to understand how / the teacher / receive the products established by education experts. If the stick as receive them or build an art, DIY, an astuteness that allows them to deal with such levies building your own doing, using these products so other than that imposed / prescribed by the so-called experts. It is then our goal to analyze the motion carried by / the teacher / as that between the process of consumption of these products and pedagogical organization that defines its practice. The hypothesis is that constructed by associating themselves with what is prescribed, with goods that are not created by them / them, and seek to set up his practice in the midst of this contact, the / the teacher / create them by through an art to make something different from what is planned / expected use of these products: they / create tactics and circumventing the organization itself, building his own doing. The research was conducted in a school that meets the 1st to the 9th grade level in municipal schools of Florianopolis. Our subjects were teachers / s from 1st to 5th year of the initial years. The methodology Interviews were conducted with three teachers, a teacher and school supervisor, in view of the criteria for their subjects as present ahead. Has also been applied previously, a questionnaire with the purpose of knowing each subject of this research. The analysis categories defined for this research were the tactics of resistance, the curriculum and school culture modeled / school culture. Given these definitions, from the development of research and data analysis, it was observed that / the teacher / to develop a curriculum modeled after an "art of making" which constitutes tactics of resistance, building make your own. The time (calendar) and courseware are the requirements that define the art of making the subject of this research.Silva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaSabino, Patrícia da Costa2013-12-05T23:55:48Z2013-12-05T23:55:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis179 p.| il.application/pdf320053https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107366porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:52:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:52:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
title Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
spellingShingle Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
Sabino, Patrícia da Costa
Educação
Pedagogia
Organização
Ensino fundamental
Curriculos -
Mudança
Professores
Métodos de ensino
title_short Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
title_full Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
title_fullStr Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
title_full_unstemmed Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
title_sort Táticas/astúcias: modelações de professores/as a partir de prescrições curriculares
author Sabino, Patrícia da Costa
author_facet Sabino, Patrícia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vânia Beatriz Monteiro da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Patrícia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Organização
Ensino fundamental
Curriculos -
Mudança
Professores
Métodos de ensino
topic Educação
Pedagogia
Organização
Ensino fundamental
Curriculos -
Mudança
Professores
Métodos de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:55:48Z
2013-12-05T23:55:48Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320053
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107366
identifier_str_mv 320053
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652093601349632