Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Terezinha de Fatima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88800
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ca1a2eb40edeecf7541d01711681accf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88800
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciênciasEducaçãoCiênciaEstudo e ensino (Segundo grau)RealidadeCogniçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento das reflexões a respeito da relação entre elementos da dimensão cognitiva e da dimensão afetiva e de suas implicações para o processo de ensino e de aprendizagem de ciências. Partindo do pressuposto que a realidade da vida cotidiana é distinta da realidade discutida no âmbito da ciência e da filosofia, utilizamos o conceito de sentimento de realidade, por julgarmos como o mais adequado para a compreensão do modo como os objetos da ciência são incorporados por estudantes do ensino médio. Através de questionário e entrevista semi-estruturada, procuramos investigar então se o realismo metafísico sofre a influência da educação científica. Para isso, procuramos verificar se os objetos da ciência são considerados reais ou não-reais. Por meio dos argumentos fornecidos como justificativa da escolha da intensidade de realidade, foi possível identificar que os componentes da dimensão afetiva se fazem presentes na definição da intensidade de realidade e na consideração de algo como real. A partir de nossos resultados podemos concluir que a intensidade de realidade - e, por extensão, o sentimento de realidade - atribuído a um objeto da ciência, assim como para outros objetos, não é decorrente de critérios puramente lógicos e racionais. Crenças, convencimento, valores, nível de conhecimento, familiaridade com o objeto, entendimento e sentimentos são também definidores do sentimento de realidade.Florianópolis, SCOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Terezinha de Fatima2012-10-22T13:50:17Z2012-10-22T13:50:17Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f.| il., grafs., tabs.application/pdf226926http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
title Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
spellingShingle Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
Pinheiro, Terezinha de Fatima
Educação
Ciência
Estudo e ensino (Segundo grau)
Realidade
Cognição
title_short Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
title_full Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
title_fullStr Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
title_full_unstemmed Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
title_sort Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências
author Pinheiro, Terezinha de Fatima
author_facet Pinheiro, Terezinha de Fatima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Terezinha de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciência
Estudo e ensino (Segundo grau)
Realidade
Cognição
topic Educação
Ciência
Estudo e ensino (Segundo grau)
Realidade
Cognição
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T13:50:17Z
2012-10-22T13:50:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 226926
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88800
identifier_str_mv 226926
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 245 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651948459556864