Sistemas de acompanhamento de egressos do ensino superior: uma análise sob a ótica de atores institucionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211638 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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Sistemas de acompanhamento de egressos do ensino superior: uma análise sob a ótica de atores institucionaisTecnologias da informação e comunicaçãoUniversidades e faculdadesEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019Partindo da premissa de que o cumprimento do papel da Universidade compreende ensino, pesquisa e extensão, bem como a determinação do Ministério da Educação, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, (lei 10.861/2004) com a finalidade de avaliar o desempenho das Instituições de Ensino Superior; o acompanhamento dos egressos se torna um fator importante no processo de avaliação. Este trabalho objetiva analisar sistemas de acompanhamento de egressos de curso de graduação de instituições de ensino superior, por meio de atores desta rede. Para isso, foram analisadas várias universidades no Brasil, com intuito de conhecer quais formas de acompanhamento vem sendo praticadas, algumas delas, nesta dissertação, denominadas Universidades ?modelo?. Foram analisados os relatórios de avaliação institucional das 10 Universidades mais bem colocadas, conforme ranking da última avaliação dos índices gerais dos cursos de graduação. Utilizou-se o estudo de caso do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Santa Catarina, no qual, por meio da Teoria Ator-Rede foram identificados os actantes, que impactam no acompanhamento do egresso, nesta instituição. Aplicou-se questionário junto aos actantes, para conhecer os fatores relevantes quanto ao processo de acompanhamento de egressos, o qual passou por etapas para sua construção, como grupo foco e conversa com especialistas. Em paralelo, são apresentadas as ferramentas de compartilhamento do conhecimento, advindas da gestão do conhecimento, e a sua aplicabilidade nessas universidades. Dentre os resultados, percebe-se que os actantes respondentes têm ciência da importância do egresso, mas apontaram grande dificuldade em se estabelecer o vínculo, após a conclusão do curso. Constatou-se a eficiência de algumas ferramentas no acompanhamento dos egressos, como é o caso das redes sociais, promoção de eventos para relacionamento, convites para palestras e eventos, relacionados à área de formação do egresso. São apresentadas ações de melhoria, que contemplem o estimulo à atualização do lattes, e o uso dos portais de estágios e, de egressos (ferramentas já institucionalizadas na Universidade Federal de Santa Catarina), atualização dos dados cadastrais nos sistemas da instituição formadora, criação de perfil em redes sociais para contato com os ex-colegas, professores.Abstract: Assuming that the fulfilment of the University's role includes education, research and extension, as well as the determination of the Ministry of Education that instituted the National System of Evaluation of Higher Education (Law 10.861 / 2004) in order to evaluate the performance of Higher Education Institutions; the follow-up of graduates becomes an important factor in the evaluation process. This work aims to analyse systems of follow-up of undergraduate graduates of higher education institutions, through actors of this network. For that, several universities in Brazil were analysed, in order to know which forms of monitoring have been practiced, some that stand out are denominated \"model\" Universities. The institutional evaluation reports of the 10 best universities were analysed, according to the ranking of the last evaluation of the general indexes of the courses. It was conducted, the case study of the Information and Communication Technologies Course at Santa Catarina Federal University, in which, through the Actor-Network Theory, actants were identified, which impact on the follow-up of the alumni in this institution; a questionnaire was applied to know the relevant factors regarding the process of follow-up of graduates, which went through stages for its construction, as a focus group and conversation with specialists. In parallel, the tools of knowledge sharing, arising from knowledge management, and their applicability in these universities are presented. Among the results, it can be seen that the involved actors are aware of the importance of the alumni, and pointed out great difficulty in establishing the bond after the conclusion of the course, it was verified the efficiency of some tools in the follow-up of graduates, as is the case of social networks, promotion of events for relationship, invitations to lectures, training events related to the area of the alumni. Improvement actions are presented, which include stimulating the updating of the lattes, and use of the portal of internships and Alumni Portal (Tools already institutionalised at the Santa Catarina Federal University), updating the registered data in the systems of the students that graduated from institution, profile creation in social networks to contact former colleagues, teachers.Spanhol, Fernando JoséTrierweiller, Andréa CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeopoldo, Joana Fenali2020-08-20T05:54:39Z2020-08-20T05:54:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362710https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:54:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:54:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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