O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_ca876440823dbb2643f866d9488e31e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)Engenharia de produçãoAprendizagemFísicaEstudo e ensino (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Essa dissertação propõe a aplicação da metodologia da Aprendizagem Contextualizada como uma nova alternativa na busca de uma aprendizagem significativa de conteúdos da disciplina de Física para o ensino médio. Para tanto, foram investigadas as teorias da Aprendizagem Contextualizada, das Inteligências Múltiplas, do Sócio-Interacionismo e da Psicogênese. Visando a validação da proposta, foi elaborado um programa de aulas nas quais se observaram as possibilidades da aplicação da metodologia em questão. Lançou-se mão de uma observação e uma investigação inicial de fenômenos ligados ao conteúdo, formalização deste, experimentação em atividades práticas, discussões e trabalho cooperativo entre os alunos. Todo o processo foi registrado através de filmagens efetuadas durante as aulas e, posteriormente, degravadas para o presente trabalho. Foram coletados depoimentos de alguns alunos para análise de suas opiniões e rendimentos dentro da proposta apresentada. Considerados os aspectos envolvidos nas teorias de aprendizagem e o desempenho dos alunos durante as atividades propostas, esse trabalho traz uma análise da aplicabilidade da metodologia da aprendizagem contextualizada aqui apresentada como incremento mesclado às metodologias já utilizadas no ensino médio.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaAppel, Jeferson Luiz2012-10-20T03:21:11Z2012-10-20T03:21:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 132 f.| il.application/pdf188338http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T03:21:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T03:21:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
title |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
spellingShingle |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) Appel, Jeferson Luiz Engenharia de produção Aprendizagem Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
title_short |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
title_full |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
title_fullStr |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
title_full_unstemmed |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
title_sort |
O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo) |
author |
Appel, Jeferson Luiz |
author_facet |
Appel, Jeferson Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Silvana Bernardes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Appel, Jeferson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T03:21:11Z 2012-10-20T03:21:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188338 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783 |
identifier_str_mv |
188338 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 132 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652348300460032 |