O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appel, Jeferson Luiz
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_ca876440823dbb2643f866d9488e31e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83783
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)Engenharia de produçãoAprendizagemFísicaEstudo e ensino (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Essa dissertação propõe a aplicação da metodologia da Aprendizagem Contextualizada como uma nova alternativa na busca de uma aprendizagem significativa de conteúdos da disciplina de Física para o ensino médio. Para tanto, foram investigadas as teorias da Aprendizagem Contextualizada, das Inteligências Múltiplas, do Sócio-Interacionismo e da Psicogênese. Visando a validação da proposta, foi elaborado um programa de aulas nas quais se observaram as possibilidades da aplicação da metodologia em questão. Lançou-se mão de uma observação e uma investigação inicial de fenômenos ligados ao conteúdo, formalização deste, experimentação em atividades práticas, discussões e trabalho cooperativo entre os alunos. Todo o processo foi registrado através de filmagens efetuadas durante as aulas e, posteriormente, degravadas para o presente trabalho. Foram coletados depoimentos de alguns alunos para análise de suas opiniões e rendimentos dentro da proposta apresentada. Considerados os aspectos envolvidos nas teorias de aprendizagem e o desempenho dos alunos durante as atividades propostas, esse trabalho traz uma análise da aplicabilidade da metodologia da aprendizagem contextualizada aqui apresentada como incremento mesclado às metodologias já utilizadas no ensino médio.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaAppel, Jeferson Luiz2012-10-20T03:21:11Z2012-10-20T03:21:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 132 f.| il.application/pdf188338http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T03:21:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T03:21:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
title O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
spellingShingle O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
Appel, Jeferson Luiz
Engenharia de produção
Aprendizagem
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
title_full O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
title_fullStr O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
title_full_unstemmed O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
title_sort O ensino contextualizado como alternativa para uma aprendizagem significativa: uma engenharia didática para o ensino da hidrostática - Teorema de Arquimedes (empuxo)
author Appel, Jeferson Luiz
author_facet Appel, Jeferson Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Appel, Jeferson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T03:21:11Z
2012-10-20T03:21:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188338
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783
identifier_str_mv 188338
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 132 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652348300460032