Lute como uma garota: os feminismos e a campanha de Femvertising #LikeAGirl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rochelle Cristina dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193949
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018.
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spelling Lute como uma garota: os feminismos e a campanha de Femvertising #LikeAGirlCiências sociaisFeminismoPublicidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018.Esta tese é resultado de um estudo de caso sobre uma proposta publicitária, da marca de absorventes da empresa Procter & Gamble (P&G), intitulada Always #LikeAGirl. A campanha foi lançada no ano de 2014, sendo contemporânea ao emergir do termo Femvertising, que carrega em sua composição a junção das palavras Feminism e Advertising. A proposta apresentada em #LikeAGirl transformar a ideia de que fazer algo como uma garota é um insulto para um significado positivo teve grande repercussão em alguns meios feministas ou pró-mulheres. Sendo assim, o objetivo foi investigar as circunstâncias que propiciaram a incorporação do conceito da campanha de Femvertising Always #LikeAGirl em intervenções feministas. A interpretação dessas circunstâncias se desenvolveu a partir de três grandes etapas. A Imersão permitiu a investigação minuciosa das fontes principais os vídeos Always #LikeAGirl e Always Meet The Director, Lauren Greenfield -, respectivamente o primeiro e o segundo vídeo da campanha. A Análise dos dados baseou-se em teorias semióticas greimasiana e perciana como norteadoras das perspectivas apresentadas. Os Resultados alcançados evidenciaram que a ideia de fazer algo como uma garota foi ressignificada e utilizada em diferentes ações feministas. Assim, associado ao contexto histórico, o Femvertising em #LikeAGirl se apresentou como uma ação integrada que favoreceu a reflexão sobre como a publicidade trata as mulheres em diferentes setores. Entretanto, nesta pesquisa se fez necessário indicar pontos de vista que problematizam o vínculo entre mercado e feminismo. Muito embora relativizar esta relação tenha sido uma necessidade, a campanha cumpriu com os objetivos de sua proposta, o conceito de fazer algo como uma garota foi ressignificado, adquirindo um tom positivo. O destaque foi direcionado para utilizações da frase em ações ocorridas no Brasil até o ano de 2018. Ao findar da pesquisa, pode-se concluir que, em determinados contextos sociais, uma campanha publicitária de Femvertising pode trazer contribuições às reivindicações feministas. Ainda assim, a associação entre a publicidade e os feminismos deve ser vista com cautela, uma vez que, o mercado se apropria de pautas sociais como tendências sazonais. Todavia, os feminismos trabalham com demandas constantes e não devem ser negociados como mercadoria.Abstract : This dissertation is the result of a case study on an advertising proposal from a Procter & Gamble sanitary napkin brand titled Always #LikeAGirl. The campaign was launched in 2014, and was a contemporary emerging from the term Femvertising, which is composed of a combination of the words Feminism and Advertising. The proposal presented in #LikeAGirl has had a big impact on some feminist and pro-women circles, which transforms the idea doing something like a girl into a positive message rather than an insult. Thus, the objective of this study was to investigate the circumstances that led to the incorporation of the concept of Femvertising Always #LikeAGirl in feminist interventions. The interpretation of these circumstances has developed from three broad stages. The first stage, immersion, allowed a thorough investigation of the main sources, the videos of Always #LikeAGirl and Always Meet The Director, Lauren Greenfield , the first and second video of the campaign, respectively. The second stage, data analysis, was based on Semiotics Theories Greimasian and perciana which guided the perspectives presented in the study. The third stage, results, showed that the idea of doing something like a girl was redefined and used in different feminist actions. Associated with the historical context, Femvertising in #LikeAGirl presented itself as an integrated action that favored reflection on how advertising treats women in different sectors. However, in this study it was necessary to indicate points of view that show that the link between market and feminism can be problematic. Although relativizing this relationship was a necessity, the campaign fulfilled the objectives of its proposal, the concept of doing something like a girl was redefined, acquiring a positive tone. The emphasis was directed to uses of the phrase in actions within Brazil until 2018. At the end of the study, we concluded that, in certain social contexts, an advertising campaign by Femvertising could bring contributions to feminist demands. Nevertheless, the association between advertising and feminism must be viewed with caution, since the market appropriates social patterns as seasonal trends. However, feminism works with constant demands and should not be traded as a commodity.Wolff, Cristina ScheibeRibeiro, MarinêsUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Rochelle Cristina dos2019-03-22T04:01:58Z2019-03-22T04:01:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis375 p.| il.application/pdf360671https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193949porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T04:01:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193949Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-22T04:01:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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