Signos e sentidos em transporte: uma análise da entextualização do enunciado “Tipo menina” no vídeo da campanha publicitária #LikeAGirl, da Always
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.03 |
Resumo: | Este artigo objetiva realizar uma análise da entextualização do enunciado “Como uma menina” no vídeo da campanha publicitária #LikeAGirl (2014), com base nos conceitos de entextualização e de enunciado. Nesse vídeo, a expressão comparativa “Como uma menina”, que historicamente circula num discurso machista, foi transposta para um novo contexto, ligado ao discurso publicitário. Com o estudo, pudemos concluir que o enunciado “Como uma menina”, ao sofrer o processo de entextualização, satura-se de novas marcas contextuais, ganhando matizes semânticos distintos. Além disso, pudemos observar que alguns dos participantes do vídeo da campanha atribuíram valores negativos à expressão “Como uma menina”, expressando uma visão depreciativa sobre o desempenho de meninas e de mulheres em práticas esportivas; outros, por sua vez, deram valores positivos à expressão mencionada e buscaram ressignificá-la.Palavras-chave: Entextualização; Enunciado; #LikeAGirl. |
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Signos e sentidos em transporte: uma análise da entextualização do enunciado “Tipo menina” no vídeo da campanha publicitária #LikeAGirl, da AlwaysEste artigo objetiva realizar uma análise da entextualização do enunciado “Como uma menina” no vídeo da campanha publicitária #LikeAGirl (2014), com base nos conceitos de entextualização e de enunciado. Nesse vídeo, a expressão comparativa “Como uma menina”, que historicamente circula num discurso machista, foi transposta para um novo contexto, ligado ao discurso publicitário. Com o estudo, pudemos concluir que o enunciado “Como uma menina”, ao sofrer o processo de entextualização, satura-se de novas marcas contextuais, ganhando matizes semânticos distintos. Além disso, pudemos observar que alguns dos participantes do vídeo da campanha atribuíram valores negativos à expressão “Como uma menina”, expressando uma visão depreciativa sobre o desempenho de meninas e de mulheres em práticas esportivas; outros, por sua vez, deram valores positivos à expressão mencionada e buscaram ressignificá-la.Palavras-chave: Entextualização; Enunciado; #LikeAGirl.Unisinos2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.0310.4013/cld.2020.183.03Calidoscópio; Vol. 18 No. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 527-546Calidoscópio; v. 18 n. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 527-5462177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.03/pdf_1Copyright (c) 2020 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elayne GonçalvesGonçalves, João Batista Costade Alencar, Claudiana Nogueira2020-12-14T19:05:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21311Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-12-14T19:05:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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Este artigo objetiva realizar uma análise da entextualização do enunciado “Como uma menina” no vídeo da campanha publicitária #LikeAGirl (2014), com base nos conceitos de entextualização e de enunciado. Nesse vídeo, a expressão comparativa “Como uma menina”, que historicamente circula num discurso machista, foi transposta para um novo contexto, ligado ao discurso publicitário. Com o estudo, pudemos concluir que o enunciado “Como uma menina”, ao sofrer o processo de entextualização, satura-se de novas marcas contextuais, ganhando matizes semânticos distintos. Além disso, pudemos observar que alguns dos participantes do vídeo da campanha atribuíram valores negativos à expressão “Como uma menina”, expressando uma visão depreciativa sobre o desempenho de meninas e de mulheres em práticas esportivas; outros, por sua vez, deram valores positivos à expressão mencionada e buscaram ressignificá-la.Palavras-chave: Entextualização; Enunciado; #LikeAGirl. |
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