Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rogerio dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wielewski, Gladys Denise, Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204922
Resumo: Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/41547
id UFSC_cb230b624e1e71382d3d2a4ef42286a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204922
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no BrasilHistória da Educação MatemáticaAritmética Escolar no BrasilRegião AmazônicaDisponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/41547Neste artigo trazemos para debate uma análise realizada em dissertações e teses produzidas entre os anos de 2007 e 2017, as quais trouxeram colaborações importantes para a compreensão do desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, em especial na região amazônica. Pesquisas que foram desenvolvidas no âmbito da História da Educação Matemática, e tiveram um aporte teórico-metodológico da História Cultural, para analisar diferentes fontes documentais, tais como: periódicos, relatórios, atas de reuniões, manuais, livros escolares, dentre tantas outras. Os trabalhos analisados foram selecionados do repositório de conteúdo digital das pesquisas de história da educação matemática, do GHEMAT, e do banco de teses e dissertações da CAPES. Das sete pesquisas analisadas apenas uma investigou o desenvolvimento da Educação Matemática no Estado do Amazonas e, consequentemente, trouxe à luz os materiais didáticos que circularam no período de 1840 a 1946, as demais abordam desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, de forma geral, e alguns até superficialmente, por não ser o tema das referidas pesquisas.Ensino da Matemática em Debate2020-03-19T18:37:54Z2020-03-19T18:37:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARNEIRO, R. S. ; WIELEWSKI, G. D. ; BERTONI PINTO, N. . Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 6, p. 49-69, 2019.2358-4122https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204922Carneiro, Rogerio dos SantosWielewski, Gladys DenisePinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-19T18:37:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204922Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:37:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
title Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
spellingShingle Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
Carneiro, Rogerio dos Santos
História da Educação Matemática
Aritmética Escolar no Brasil
Região Amazônica
title_short Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
title_full Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
title_fullStr Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
title_full_unstemmed Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
title_sort Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
author Carneiro, Rogerio dos Santos
author_facet Carneiro, Rogerio dos Santos
Wielewski, Gladys Denise
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Wielewski, Gladys Denise
Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Rogerio dos Santos
Wielewski, Gladys Denise
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Aritmética Escolar no Brasil
Região Amazônica
topic História da Educação Matemática
Aritmética Escolar no Brasil
Região Amazônica
description Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/41547
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-19T18:37:54Z
2020-03-19T18:37:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, R. S. ; WIELEWSKI, G. D. ; BERTONI PINTO, N. . Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 6, p. 49-69, 2019.
2358-4122
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204922
identifier_str_mv CARNEIRO, R. S. ; WIELEWSKI, G. D. ; BERTONI PINTO, N. . Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 6, p. 49-69, 2019.
2358-4122
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ensino da Matemática em Debate
publisher.none.fl_str_mv Ensino da Matemática em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651923482476544