A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muxfeldt, Fabiane Cruz
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83537
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_cb5d395ba1d2d1a8a7031d498f55bea0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticosEngenharia de produçãoProfessores universitariosAtitudesProfessores -Avaliação por alunosEnsino superiorMetodologiaInteligências múltiplasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Na presente pesquisa investiga-se o que é ser um ótimo professor na visão de alunos universitários, bem como, os comportamentos e métodos que caracterizam esses professores e quais são as diferenças entre um bom e um ótimo professor. Para fundamentar a pesquisa, buscou-se a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, algumas considerações sobre o processo ensino-aprendizagem , a importância da relação professor-aluno e a influência da motivação na aprendizagem dos alunos. O foco deste trabalho provém da ênfase que muitos alunos demonstram ao falar de professores que, segundo eles, são muito especiais e se destacam de forma muito positiva porque são diferentes de todos os outros. Esses professores conseguem resultados extraordinários com seus alunos, que participam de suas aulas com entusiasmo, prazer e vontade de aprender. Pois, segundo Moran (2002), para haver mudanças no ensino é imprescindível existir "educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos".Florianópolis, SCFranzoni, Ana Maria BencciveniUniversidade Federal de Santa CatarinaMuxfeldt, Fabiane Cruz2012-10-20T00:53:41Z2012-10-20T00:53:41Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis65 f.| tabs., grafs.application/pdf190353http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T00:53:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T00:53:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
title A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
spellingShingle A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
Muxfeldt, Fabiane Cruz
Engenharia de produção
Professores universitarios
Atitudes
Professores -
Avaliação por alunos
Ensino superior
Metodologia
Inteligências múltiplas
title_short A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
title_full A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
title_fullStr A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
title_full_unstemmed A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
title_sort A arte de ensinar: uma abordagem através do comportamento de professores e seus métodos didáticos
author Muxfeldt, Fabiane Cruz
author_facet Muxfeldt, Fabiane Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Muxfeldt, Fabiane Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores universitarios
Atitudes
Professores -
Avaliação por alunos
Ensino superior
Metodologia
Inteligências múltiplas
topic Engenharia de produção
Professores universitarios
Atitudes
Professores -
Avaliação por alunos
Ensino superior
Metodologia
Inteligências múltiplas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T00:53:41Z
2012-10-20T00:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 190353
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83537
identifier_str_mv 190353
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942064291840