Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio Prá da Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171719
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_cb7fe9bafaef8ab004d565b0babe6c36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171719
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizadoEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensinoRelatividade (Física)AprendizagemCiênciaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Este trabalho propõe o desenvolvimento, a aplicação e avaliação, de um módulo de ensino que aborda a evolução histórica do conceito de simultaneidade, da Antiguidade até o início do século XX. Esse trabalho foi motivado pela a necessidade de fomentar uma imagem mais fidedigna sobre a ciência, evitando as simplificações e distorções mais comuns, e também a insuficiência de discussões sobre esse conceito em livros de física geral universitários. O objetivo geral foi o de recontextualizar historicamente o conceito de simultaneidade, visando promover discussões conceituais e epistemológicas sobre o mesmo, em uma disciplina de História da Física. No desenvolvimento desta pesquisa, procedeu-se uma estudo histórico, articulado com uma análise da abordagem do conceito de simultaneidade em livros de física geral utilizados no ensino universitário. Elaborou-se um módulo de ensino potencialmente significativo, que tem como elemento central um texto base de quarenta e quatro páginas, aplicado uma única vez em uma amostra de sete alunos em uma disciplina sobre História da Ciência, da Universidade Federal de Santa Catarina. A avaliação ocorreu nos marcos da pesquisa qualitativa, utilizando uma triangulação de instrumentos: observação livre, conjunto de questões (escrito) e uma entrevista semiestruturada. A análise indicou que o conjunto de questões produziu os dados mais satisfatórios, em que aproximadamente três quartos das respostas atingiram os objetivos propostos. Foi possível identificar diversas posições conceituais e epistemológicas dos alunos, relativas ao desenvolvimento histórico do conceito de simultaneidade. Em geral, os alunos sinalizaram a importância de rediscutir o conceito de simultaneidade à luz de seu percurso histórico. Apesar da pequena amostra de alunos, os resultados iniciais desta aplicação mostraram que tema é bastante fértil e indicam a continuidade da exploração do tema em pesquisas futuras.<br>Abstract : This thesis proposes the development, implementation and evaluation of a teaching module that addresses the historical evolution of the concept of simultaneity - from antiquity to the early 20th century. This project was fostered to sustain a more reliable picture of science, avoiding ordinary simplifications and distortions, and also enhance attention for this concept an its historiographic frame on university general physics books. The overall objective was to historically approach the concept of simultaneity, promote conceptual and epistemological critical analysis in a History of Physics course. The research was based on a historical review of the concept of simultaneity and how this issue was assessed in higher education general physics books. A potentially meaningful teaching module was designed and applied in a seven-sample students History of Science course class, at Universidade Federal de Santa Catarina. The evaluation was based on qualitative research endorsed by triangulation tools: free observation, questionnaire and semi-structured interview. Data analysis indicated that the questionnaire achieved satisfactory goals, nearly three quarters of the responses reached the aimed objectives. It was possible to identify that the students made several conceptual and epistemological appointments during the process. Finally, the students concluded that is particularly important re-discuss the concept of simultaneity in the light of its historical progress. Despite the small students sample, the results of this application showed that this theme is very fertile and can be continued in a future research.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Fábio Prá da Silva de2016-12-20T03:16:09Z2016-12-20T03:16:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis290 p.| il.application/pdf342638https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171719porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-20T03:16:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171719Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-20T03:16:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
title Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
spellingShingle Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
Souza, Fábio Prá da Silva de
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Relatividade (Física)
Aprendizagem
Ciência
História
title_short Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
title_full Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
title_fullStr Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
title_full_unstemmed Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
title_sort Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextualizado
author Souza, Fábio Prá da Silva de
author_facet Souza, Fábio Prá da Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio Prá da Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Relatividade (Física)
Aprendizagem
Ciência
História
topic Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Relatividade (Física)
Aprendizagem
Ciência
História
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20T03:16:09Z
2016-12-20T03:16:09Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 342638
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171719
identifier_str_mv 342638
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 290 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652393419636736