Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bíscaro, Iára Castagnaro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_cd1085c6dce219ad14d3fd2efc45106a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82089
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de casoEducaçãoCapacidade de aprendizagemDisturbios da aprendizagemProfessorasMetodos de ensinoDesempenhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo deste trabalho de dissertação pautou-se em investigar, no CERT, Centro Educacional Roberto Trompowsky, nas séries iniciais, as falas e o desempenho de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia de coleta de dados, a sua análise e a interpretação do material empírico deu-se em forma de estudo de caso. A pesquisa qualitativa na modalidade denominada de estudo de caso, de acordo com André, " supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a ituação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo." (1986,p.14) Para dar conta desse estudo, foram privilegiados os seguintes procedimentos na investigação: a) observação em sala de aula; b) entrevistas semi-estruturadas com professores e com a direção da escola; c) análise documental. O conteúdo abordado trata das dificuldades de aprendizagem ou problemas de ensino, para poder desenvolver este estudo teve-se que estudar e analisar as abordagens de ensino que tratam do assunto como: as dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar, procurando destacar como são trabalhadas as diferenças individuais em sala de aula e chegou-se a conclusão de que as aulas não integravam em sua dinâmica, o atendimento às diferenças individuais dos alunos, na perspectiva de Perrenoud e André, de uma "Pedgogia das diferenças". Concluímos que o fracasso escolar só será menos ameaçador quando as pessoas que fazem parte da instituição escola se convencerem de que podem muda-la. Desta forma, entendemos que a prática pedagógica pode promover a constituição de novas funções psicológicas, nas quais a apropriação do conhecimento não poderá traduzir-se num amontoado de saberes só com a finalidade de vencer conteúdos ou programas.Florianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaBíscaro, Iára Castagnaro2012-10-19T11:23:04Z2012-10-19T11:23:04Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181226http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:12:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:12:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
title Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
Bíscaro, Iára Castagnaro
Educação
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem
Professoras
Metodos de ensino
Desempenho
title_short Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
title_full Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
title_sort Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
author Bíscaro, Iára Castagnaro
author_facet Bíscaro, Iára Castagnaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheibe, Leda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bíscaro, Iára Castagnaro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem
Professoras
Metodos de ensino
Desempenho
topic Educação
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem
Professoras
Metodos de ensino
Desempenho
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T11:23:04Z
2012-10-19T11:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181226
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089
identifier_str_mv 181226
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652090567819264