Políticas de formação gerencial de um curso de graduação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214904 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Políticas de formação gerencial de um curso de graduação em enfermagemEnfermagemPolíticas públicasGestão em saúdeCuidados de enfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.As políticas de formação gerencial na graduação em enfermagem representam diretrizes norteadoras para o ensino da gerência em enfermagem e saúde, visando ao desenvolvimento de competências que favoreçam as práticas gerenciais no trabalho complexo dos enfermeiros. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Graduação em Enfermagem, atreladas as políticas do Sistema Único de Saúde, tem preconizado o ensino de enfermagem no país nas ultimas décadas e encontra-se no momento em fase de reformulação. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o significado atribuído às políticas de formação gerencial de um curso de graduação em enfermagem pelos atores envolvidos no processo formativo de uma instituição do ensino superior do norte do país, construindo um modelo teórico. Adotou-se nesta pesquisa como referencial teórico o pensamento complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2018 utilizando a técnica de entrevista não estruturada. A pesquisa teve 42 participantes, divididos em quatro grupos amostrais, o primeiro envolvendo enfermeiros docentes-gestores do curso, o segundo os enfermeiros docentes do curso, o terceiro os discentes e o quarto egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. A análise e coleta das informações ocorreram simultaneamente com surgimento das hipóteses que conduziram as entrevista para os outros grupos. A análise foi de acordo com o modelo paradigmático de Corbin; Strauss (2015), composto pelas etapas da codificação aberta, axial e integração utilizando o software NVIVO® para organização dos dados. A pesquisa atendeu aos preceitos éticos da Resolução n.466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo o projeto submetido a apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Estado do Amazonas, sob parecer número 2.353.510. Todas as entrevistas foram realizadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Do processo analítico das informações, revelou-se o fenômeno ?Formando enfermeiros para atuação na gestão do cuidado e dos serviços de enfermagem, saúde e ensino baseado em políticas de educação, de saúde e universitária?. O fenômeno central desta pesquisa foi sustentado por três categorias e doze subcategorias. A categoria do componente condição é composto por quatro subcategorias, a categoria do componente ação-interação por cinco subcategorias e a categoria do componente consequência por três subcategorias. A pesquisa possibilitou compreender que a formação gerencial dos enfermeiros se dá por meio de políticas educacionais, de saúde e institucionais, exigindo o conhecimento e participação coletiva para a articulação da dimensão gerencial com a assistencial, bem como para desenvolver competências gerenciais, superando as fragilidades existentes por meio do diálogo dos componentes curriculares de forma interdisciplinar e transversal durante a graduação. Assim, sustenta-se a Tese que ?as políticas de formação gerencial do enfermeiro vem sendo centrada no perfil sócio-político, gerencial, técnico-científico e humanístico deste profissional e das políticas da instituição formadora, focado no contexto de gestão do cuidado de enfermagem e saúde e na complexidade das relações, interações e associações organizativas?.<br>Abstract : The management training policies represent guidelines for nursing management teaching, aiming to develop competencies that favor the managerial practices in the complex work of the future nurses. The National Curricular Guidelines for undergraduate nursing courses, in accordance with the policies of the Healthcare systems provided guidance to the nursing teaching the last decade, currently reformulating their strategies. Through building a theoretical model, this research aimed to understand the meaning attributed to management training policies in an undergraduate nursing course, by the actors involved in the training process of a higher education institution in the north of the country. Edgar Morin's complex thinking was adopted for the theoretical framework of this research. This research has a qualitative approach supported by a methodological framework based on the Theory-Based Data. Data were collected from January to October 2018 using the unstructured interview technique with 42 participants, divided into four sample groups, involving nursing teachers/course managers, teachers, students, and graduates of the Nursing School of Health Sciences of Amazonas State University. The analysis and information collection were carried out simultaneously with the appearance of the hypotheses that guided the interviews to the other groups. The analysis was in agreement as paradigmatic model of Corbin; Strauss (2015) that consists of the steps of open, axial, and integration coding using NVIVO® software for data organization. The research complied with the ethical precepts of National Health Council Resolution n.466/2012, thus the project was submitted for approval and approved by the Human Research Ethics Committee of Amazonas State University, under opinion No. 2,353,510. All interviews were performed after signing the Informed Consent Term (TCLE). The analytical process of the information revealed the phenomenon: ?Training nurses to act in the management of nursing care and health services based on education, health, and university policies?. The main phenomenon of this research is supported by three categories and twelve subcategories. The category of the condition component consists in four subcategories, the category of the action-interaction component consists in five subcategories, and one category of consequence components consist in three subcategories. The research allowed understanding that the management education of nurses happens by public education, health and institutional policies, requiring knowledge and collective participation in order to articulate the management and the assistance dimensions, as well as to develop management competences, overcoming the existent fragilities by the dialog of the curriculum components on an interdisciplinary and transversal way during the undergraduation. Thus, there is support for the Thesis that ?the management education policies for nurses is centered on social-political, management, technical-scientific and humanistic profile of this professional and the policies of the formative institutions, focused on the health and nursing care management context and on the relationships complexity, interactions and organizational association?.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Jucimary Almeida do2020-10-21T21:11:02Z2020-10-21T21:11:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis233 p.| il.application/pdf362323https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214904porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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