Indicadores da trajetória dos discentes no curso de graduação em serviço social da UFSC no contexto da pandemia da covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234029 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
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Indicadores da trajetória dos discentes no curso de graduação em serviço social da UFSC no contexto da pandemia da covid-19Educação superior na pandemia; Direito à educação; trajetória dos estudantes na pandemiaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática os indicadores da trajetória dos/as discentes no ensino superior e suas incidências na concretização do direito à educação. O objetivo geral desse estudo é analisar a trajetória dos/as discentes no curso de graduação em Serviço Social da UFSC no contexto da pandemia da covid-19. Como objetivos específicos, busca-se problematizar os limites para a concretização do direito a educação no Brasil; contextualizar o processo de expansão da educação superior e das políticas de Assistência Estudantil no Brasil e seus reflexos nos processos da trajetória dos/as discentes; constatar os impactos do ensino à distância nos processos de formação profissional nos cursos de graduação em Serviço Social e analisar os impactos da pandemia da covid-19 e seus reflexos na trajetória dos/as discentes e os desafios na formação no Serviço Social, no curso de graduação em Serviço Social da UFSC. A análise é realizada a partir de um levantamento bibliográfico apresentando os debates teóricos e históricos sobre o direito à educação, em especial as possibilidades de acesso ao ensino superior e seus impactos na trajetória acadêmica dos discentes com destaque ao contexto atual. Também se utiliza a descrição e análise de dados secundários, a partir de indicadores da trajetória discente no curso de graduação em Serviço Social da UFSC. Para esta, utiliza-se os levantamentos realizados pela Coordenação do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC nos anos de 2021 e 2022 com os/as discentes do Curso e o Censo da Educação Superior de 2020 (INEP,2022). Sendo assim, a concretização da educação superior brasileira como um direito de todos/as, como estabelecido em lei e as políticas de expansão da educação trouxeram mudanças no perfil socioeconômico dos/as estudantes, para isso se faz necessário as políticas de permanência para que haja a diminuição da desigualdade educacional no Brasil. Diversos são os desafios na trajetória acadêmica dos discentes, os quais foram agravados no contexto da pandemia. Os dados obtidos pela coordenação do Curso de Serviço Social da UFSC e o Censo da Educação Superior de 2020 demonstram que houve um adiamento na formação dos estudantes durante a pandemia, por diferentes razões, porém a permanência ou evasão de parte significativa desses estudantes no curso ainda é incerta, fato este que poderá ser constatado nos próximos semestres com o retorno ao ensino presencial previsto para abril de 2022.Florianópolis, SCSchappo, SirlândiaUniversidade Federal de Santa CatarinaDemétrio, Eliane Aparecida2022-04-14T19:12:30Z2022-04-14T19:12:30Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234029info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-14T19:12:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-14T19:12:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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