IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Wanderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Christiny Amorim dos Santos, Larissa, Brito Constantino, Gabriel Nivaldo, do Carmo Neves, Keila, Porath de Azevedo Fassarela, Bruna, Ferreira Guedes, Miriam Maria, Barros Fassarela, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490
Resumo: A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.
id UECE-9_05c704968dddedf5a7d5c78a9f988b2a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8490
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIORCOVID – 19; Educação Superior; Pandemia.A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.EdUECE2023-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490/9682Copyright (c) 2023 Wanderson Ribeiro, Larissa Christiny Amorim dos Santos Christiny Amorim dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, WandersonChristiny Amorim dos Santos, LarissaBrito Constantino, Gabriel Nivaldodo Carmo Neves, KeilaPorath de Azevedo Fassarela, BrunaFerreira Guedes, Miriam MariaBarros Fassarela, Michel2023-09-02T16:36:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8490Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-09-02T16:36:44Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Ribeiro, Wanderson
COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.
title_short IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_sort IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
author Ribeiro, Wanderson
author_facet Ribeiro, Wanderson
Christiny Amorim dos Santos, Larissa
Brito Constantino, Gabriel Nivaldo
do Carmo Neves, Keila
Porath de Azevedo Fassarela, Bruna
Ferreira Guedes, Miriam Maria
Barros Fassarela, Michel
author_role author
author2 Christiny Amorim dos Santos, Larissa
Brito Constantino, Gabriel Nivaldo
do Carmo Neves, Keila
Porath de Azevedo Fassarela, Bruna
Ferreira Guedes, Miriam Maria
Barros Fassarela, Michel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Wanderson
Christiny Amorim dos Santos, Larissa
Brito Constantino, Gabriel Nivaldo
do Carmo Neves, Keila
Porath de Azevedo Fassarela, Bruna
Ferreira Guedes, Miriam Maria
Barros Fassarela, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.
topic COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.
description A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490/9682
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388624034594816