Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170 |
Resumo: | Tendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações. Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum. |
id |
VERACRUZ-0_3bed913cbd21f6e3d50eacba39efce01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5170 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BRTécnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão EscolarTendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações. Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/517010.34117/bjdv5n12-056Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28843-28854Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28843-28854Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28843-288542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170/4724Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria José PereiraLima, Ivanea Maria DeCoutinho, Diogenes José Gusmão2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5170Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.128992Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
title |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
spellingShingle |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR Silva, Maria José Pereira Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar |
title_short |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
title_full |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
title_fullStr |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
title_full_unstemmed |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
title_sort |
Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR |
author |
Silva, Maria José Pereira |
author_facet |
Silva, Maria José Pereira Lima, Ivanea Maria De Coutinho, Diogenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ivanea Maria De Coutinho, Diogenes José Gusmão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José Pereira Lima, Ivanea Maria De Coutinho, Diogenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar |
topic |
Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar |
description |
Tendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações. Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170 10.34117/bjdv5n12-056 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170/4724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28843-28854 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28843-28854 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28843-28854 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432472993792 |