Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Ivanea Maria De, Coutinho, Diogenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170
Resumo: Tendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações.  Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum.
id VERACRUZ-0_3bed913cbd21f6e3d50eacba39efce01
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5170
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BRTécnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão EscolarTendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações.  Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/517010.34117/bjdv5n12-056Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28843-28854Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28843-28854Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28843-288542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170/4724Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria José PereiraLima, Ivanea Maria DeCoutinho, Diogenes José Gusmão2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5170Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.128992Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
title Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
spellingShingle Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
Silva, Maria José Pereira
Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar
title_short Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
title_full Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
title_fullStr Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
title_full_unstemmed Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
title_sort Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular na escola municipal mario júlio do rêgo em Ipojuca-PE-BR / Contribution of assistant techniques in learning a student with special needs included in regular room in mario jújio régo school in Ipojuca-PE-BR
author Silva, Maria José Pereira
author_facet Silva, Maria José Pereira
Lima, Ivanea Maria De
Coutinho, Diogenes José Gusmão
author_role author
author2 Lima, Ivanea Maria De
Coutinho, Diogenes José Gusmão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José Pereira
Lima, Ivanea Maria De
Coutinho, Diogenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar
topic Técnicas Assistivas – Necessidades Especiais – Inclusão Escolar
description Tendo em vista às mudanças e diversidades dos conteúdos curriculares, divulgação para o aluno, como é absolvido e vivenciado em sala de aula, transformando-os em saberes; surge a Tecnologia Assistiva como área do conhecimento e pesquisa se revelando importante norte inovador para a autonomia e inclusão de alunos com limitações.  Essa pesquisa teve por objetivo verificar como o aluno com sequelas de paralisia cerebral incluso no 5º ano do Ensino Fundamental compreende os conteúdos curriculares, interagindo em sala regular, utilizando os recursos didáticos e a tecnologia como instrumento de suporte necessários no processo de aprendizagem em escola pública, inclusiva da cidade de Ipojuca, Pernambuco – Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação dos Recursos Tecnológicos, questionários e atividades com o aluno, professores, gestores, coordenadores e profissionais de saúde do Centro de Reabilitação que acompanham o aluno. Como resultados; destacam-se a veracidade dos avanços, apropriação da Tecnologia nos estudos, as dificuldades e obstáculos no processo pelos profissionais e o aluno. A contribuição das técnicas assistivas e recursos didáticos interativos vivenciados permitiram que o aluno interagisse de forma satisfatória na construção dos saberes, melhorando e qualificando suas habilidades motoras e intelectuais. Espera–se que essa experiência sirva como exemplo para que pessoas com necessidades especiais possam ter a oportunidade de usar esses recursos em suas atividades diárias. E que os profissionais da área que atendem essa clientela, possam contribuir com os avanços no desempenho de suas funções alcançando seus objetivos em comum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170
10.34117/bjdv5n12-056
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5170/4724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28843-28854
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28843-28854
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28843-28854
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432472993792