A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eliete Warken Bahia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158822
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
id UFSC_cd97676df71c09f64cfe09315840b97d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158822
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoLiderançaPessoal -TreinamentoQualificações profissionaisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015Esta pesquisa teve como objetivo identificar os atributos necessários à implantação de um programa de qualificação, baseado no desenvolvimento da liderança-coach, para gestores da UFSC. O problema foi contextualizado, considerando as iniciativas do governo, a partir da Lei nº 11.091/2005 e suas regulamentações (BRASIL, 2006b; BRASIL, 2006c) em conjunto com a Politica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da administração Federal direta, autárquica e fundacional (PNDP), a qual traz como enfoque importante a capacitação gerencial e a qualificação necessária para a ocupação de cargos de direção e assessoramento superiores. É uma pesquisa predominantemente qualitativa, aplicada, descritiva e transversal. Compreende 46 gestores da UFSC, entre servidores docentes e técnicos administrativos, que exercem funções de direção, como Reitor, Pró-Reitor, Secretário e Diretor de Centro de Ensino, bem como seus respectivos vices ou adjuntos. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados com perguntas fechadas em escala Likert e três questões abertas. Os dados coletados através das questões fechadas foram submetidos à análise estatística, descritiva e análise multivariada de componentes principais. Para as questões abertas foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados evidenciam que os gestores estão preparados para a implementação desse tipo de liderança, uma vez que estão dispostos ao aprendizado. Porém, apesar da receptividade a implementação, eles advertem para o fato de considerar as especificidades da instituição, relativas aos marcos regulatórios que dizem respeito ao desenvolvimento de pessoas no âmbito federal. Além disso, ficou evidente a necessidade de um maior conhecimento da terminologia  liderança_coach , sua aplicação e o porquê da importância dessa ferramenta em relação a outros programas.<br>Abstract : This research aims to identify the attributes needed to implement a training program, based on the development of leading coach for managers at UFSC  Federal University of Santa Catarina / Brazil. The problem was contextualized, considering Brazilian government initiatives, from the Law No. 11.091 / 2005 and its regulations according to the National Policy Personnel Development of direct federal administration, autonomous agencies and foundations (PNDP), which has as an important approach the management training and the qualification required for the occupation of senior management and advisory positions. It is a predominantly qualitative, applied, descriptive and transversal study. It comprehends 46 managers at UFSC, servers among teachers and administrative staff, which exercise management functions, as Rector, Pro-Rector, Secretary and Director of Educational Center, as well as their respective deputies or assistants. Data were collected through structured questionnaires with closed questions in Likert scale, and three open questions. The data collected through the closed questions were submitted to statistical analysis, descriptive and multivariate analysis of the principal components. For the open questions was used the Bardin s content analysis method. The results show that managers are prepared to implement this kind of leadership, since they are willing to learn. However, despite the receptivity to the implementation, they warn of the fact that it should be taken into account the specifics of the institution, concerning the regulatory framework in respect to the development of people at the federal level. Furthermore, it becomes clear the need for a better comprehension of the terminology "leading coach", its application and importance as a tool in relation to other programs.Almeida, Mário de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Eliete Warken Bahia2016-02-09T03:07:57Z2016-02-09T03:07:57Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336582https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158822porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:07:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158822Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:07:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
title A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
Costa, Eliete Warken Bahia
Administração
Liderança
Pessoal -
Treinamento
Qualificações profissionais
title_short A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
title_full A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort A liderança-coach como intervenção para o desenvolvimento humano na Universidade Federal de Santa Catarina
author Costa, Eliete Warken Bahia
author_facet Costa, Eliete Warken Bahia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Mário de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eliete Warken Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Liderança
Pessoal -
Treinamento
Qualificações profissionais
topic Administração
Liderança
Pessoal -
Treinamento
Qualificações profissionais
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:07:57Z
2016-02-09T03:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336582
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158822
identifier_str_mv 336582
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078977908736