Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tamara Ribeiro de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1462
http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
id UNB-2_77ce94eaf37cdb2b4a1b16c52f7944e8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1462
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Almeida, Tamara Ribeiro deOdelius, Catarina CecíliaALMEIDA, Tamara Ribeiro de. Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://bdm.unb.br/handle/10483/1462http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.Este estudo investiga o mapeamento de competências organizacionais e profissionais de um hotel do Distrito Federal. Os objetivos específicos compreendem: (1) identificar as competências organizacionais em empresa do ramo hoteleiro; (2) identificar as competências profissionais necessárias ao atendimento das competências organizacionais; (3) identificar os desafios internos e externos de uma organização hoteleira com foco em mapeamento de competências; (4) fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias que possam ser utilizadas para o desenvolvimento das competências necessárias aos profissionais e organização. O referencial teórico está baseado nos atuais modelos de gestão com foco em competências abordando também competências organizacionais, relacionadas ao segmento do turismo e da indústria hoteleira no Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso realizado em um hotel de grande porte, categoria cinco estrelas super luxo, com vistas a mapear os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos profissionais que atuam neste setor. A coleta de dados foi realizada por meio de dois grupos focais com os colaboradores da organização, pertencentes ao grupo operacional e gerencial. Os resultados foram discutidos com base na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados mais significativos da pesquisa destaca-se: (1) os comportamentos que se referem à atitude do colaborador perante o atendimento ao cliente foram os que geraram uma maior quantidade de dados; (2) para muitos, o conhecimento acadêmico/intelectual foi considerado dispensável para o profissional do setor; (3) as competências necessárias ao profissional da hotelaria restringem-se àquelas que estão relacionadas ao atendimento; (4) as competências organizacionais relativas à qualidade do atendimento e infra-estrutura foram consideradas indispensáveis, porém, de fácil imitação.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-02-07T20:07:44Z No. of bitstreams: 1 2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf: 327859 bytes, checksum: ee59e964bdd42e12aebbc67be16e9856 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-02-08T12:11:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf: 327859 bytes, checksum: ee59e964bdd42e12aebbc67be16e9856 (MD5)Made available in DSpace on 2011-02-08T12:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf: 327859 bytes, checksum: ee59e964bdd42e12aebbc67be16e9856 (MD5)Administração de pessoalCompetências organizacionaisHotelariaQualificações profissionaisMapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-02-08T12:11:17Z2011-02-08T12:11:17Z2011-02-08T12:11:17Z2008-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/2/license.txted7e686607589de0e8a32c99e4f40bcbMD52ORIGINAL2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdfapplication/pdf327859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/1/2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdfee59e964bdd42e12aebbc67be16e9856MD51TEXT2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf.txt2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf.txttext/plain189217http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/3/2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf.txta01da87e800dfcba7e37e4e1acb9ec31MD5310483/14622021-06-12 22:47:58.627oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-13T01:47:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
title Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
spellingShingle Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
Almeida, Tamara Ribeiro de
Administração de pessoal
Competências organizacionais
Hotelaria
Qualificações profissionais
title_short Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
title_full Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
title_fullStr Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
title_full_unstemmed Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
title_sort Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
author Almeida, Tamara Ribeiro de
author_facet Almeida, Tamara Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tamara Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Odelius, Catarina Cecília
contributor_str_mv Odelius, Catarina Cecília
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Administração de pessoal
Competências organizacionais
Hotelaria
Qualificações profissionais
topic Administração de pessoal
Competências organizacionais
Hotelaria
Qualificações profissionais
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-08T12:11:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-08T12:11:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-08T12:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Tamara Ribeiro de. Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1462
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462
identifier_str_mv ALMEIDA, Tamara Ribeiro de. Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1462
http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/1/2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1462/3/2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed7e686607589de0e8a32c99e4f40bcb
ee59e964bdd42e12aebbc67be16e9856
a01da87e800dfcba7e37e4e1acb9ec31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492873394257920