AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA: A PRÁTICA EM QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARANGONI, ANTONIO MARCOS, SOUZA, SHARLENE REGINA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136090
Resumo: O desenvolvimento deste trabalho é um esforço embrionário para apresentar de maneira sistematizada três indicadores acadêmicos que afetam os Institutos Federais (IFs) no estado de Santa Catarina por decisão do Tribunal de Contas da União e pautados no Acordo de Metas, estabelecido entre o Poder Executivo e as instituições de ensino da Rede Federal de Educação. Objetiva-se identificar se a relação número de professores por aluno causa impacto direto nos indicadores de eficiência e eficácia das instituições, comparando a realidade das duas instituições situadas no Estado de Santa Catarina. Os dados levantados foram referentes ao período de 2009 a 2015. Para atender o objetivo foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica, por meio do Acordo de Metas e dos Relatórios de Gestão das Instituições. Observa-se que os indicadores analisados ainda não atingiram as metas, não sendo possível identificar relação direta entre o número de docentes por aluno e os demais indicadores que aferem o bom aproveitamento do ensino nas instituições. O resultado da pesquisa converge para a orientação empírica inicial demonstrando níveis de maturidade organizacional diferente entre as instituições e as praticas em consolidação.
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