POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROUNI COMO POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, MARIALVA LINDA MOOG
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39417
Resumo: O estudo - de perspectiva quantitativa e qualitativa e cunho interpretativo - toma as políticas de acesso e democratização da Educação Superior no Brasil como temática principal, focando o Programa Educação para Todos – Prouni (MEC/Brasil). Faz uma análise, ainda em processo, dos impactos dessas políticas na qualidade do ensino, tendo como sujeitos sete professores de uma universidade privada do sul do Brasil. Tenta perceber, através de entrevistas semi-estruturadas, os fatores que na prática podem impactar a “qualidade da educação superior”, a partir da inclusão dos bolsistas do Prouni. Acompanha o interesse investigativo a análise do desempenho dos estudantes que recebem esta bolsa, as suas possibilidades de permanência, a mobilização de saberes profissionais dos professores, tendo em vista as possíveis características do novo público presente na universidade. Temas como democratização e qualidade estão em tensão e estimulam estudos em múltiplos contextos. Cotejando os achados foram feitos alguns paralelos com as políticas da Comunidade Européia que prevê a inclusão e a mobilidade dos estudantes da educação superior na Espanha, onde o governo proporciona bolsas e ajuda para toda a população que deseje e tenha condições cognitivas para realização de estudos universitários.
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