Aplicação de caminhabilidade com o Icam 2.0 em trecho da A Rua São Paulo - JOINVILLE/SC
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202124 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade. |
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Aplicação de caminhabilidade com o Icam 2.0 em trecho da A Rua São Paulo - JOINVILLE/SCICamCaminhabilidadeTransporte AtivoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade.Este artigo aborda os transportes ativos analisando a caminhabilidade por meio da ferramenta Índice de Caminhabilidade (ICam) 2018, desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A caminhabilidade é a medida de quanto um espaço urbano é amigável à caminhada, considerando também a conectividade com outros modos de transportes. A ferramenta ICam é composta por 15 indicadores distribuídos em 6 categorias, com um sistema de pontuação para interpretação dos resultados. Por meio de uma pesquisa de campo estruturada em formulário avaliou-se alguns trechos de calçadas na Rua São Paulo da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como resultado, obteve-se desempenho suficiente, considerando a escala que varia do insuficiente ao ótimo, evidenciando que a qualidade da calçada atende aos requisitos mínimos. A ausência de políticas públicas que atraiam pedestres e que remetem a segurança e conforto nos deslocamentos resultou na maior penalidade no processo de composição da nota. As categorias que refletem esse impacto foram Segurança Pública e Atração. Tratando especificamente de acessibilidade, escopo da NBR 9050, o desempenho variou entre suficiente e ótimo, o que confirma a efetividade da infraestrutura.This paper discusses active transport by analyzing walkability through the 2018 Walkability Index (ICam) tool developed by the Institute for Transport and Development Policy (ITDP). Walkability is a measure of how friendly an urban space is to walking, also considering connectivity to other modes of transport. The ICam tool consists of 15 indicators divided into 6 categories, with a scoring system for interpretation of results. Through a form-structured field research, some sections of sidewalks were evaluated at Rua São Paulo in the city of Joinville, Santa Catarina. As a result, sufficient performance was obtained considering the scale ranging from insufficient to optimum, showing that the quality of the sidewalk meets the minimum requirements. The absence of public politics that attract pedestrians and that refer to the safety and comfort of the displacements resulted in the highest penalty in the note composition process. The categories that reflect this impact were Public Safety and Attraction. Specifically addressing accessibility, scope of NBR 9050, performance ranged from sufficient to optimal, which confirms the effectiveness of the infrastructure.Joinville, SCPfützenreuter, Andrea HolzUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Virgínia de Almeida2019-12-04T11:27:47Z2019-12-04T11:27:47Z2019-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202124info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-04T11:27:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202124Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-04T11:27:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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