Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Charlene Bezerra dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129300
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
id UFSC_d0a1e8319aac456f570925f416e8f2ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129300
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leituraLinguísticaLinguistica aplicadaLetramentoParaEducação ruralParaProfessores -FormaçãoParaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.Este estudo pretende contribuir para a formação continuada de educadores do campo, e para isso investigamos as representações de leitura de educadores de um assentamento no sudeste do Pará, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dispomo-nos a identificar, através de entrevistas individuais e rodas de conversas, como se concretizam as representações de leitura desses educadores. Optamos por um aporte teórico, cujas práticas de leitura e escrita possam ou não estar associadas à escola, o que pode destoar do que a sociedade entende como sendo o processo de alfabetizar, aquele bem próximo da concepção do modelo de letramento autônomo, discutido por Street (1984); kleiman (1995), cuja referência da escrita se dá como  um produto completo em si mesmo que não estaria preso ao contexto de sua produção para ser interpretado . Contrapondo-se ao modelo ideológico de letramento considera não somente os aspectos culturais de interação, mas também  as relações de poder numa determinada sociedade . Pautamos também nossa discussão acerca de letramento em Freire, (1981;1987;2008), para quem aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Nossa metodologia ancora-se em uma perspectiva de cunho etnográfico, onde se apreende o que os sujeitos fazem com e na linguagem, em seus contextos de uso da leitura, para tal investigação, subsidiamos nossos procedimentos metodológicos em Moita Lopes (1999;2006) e Erickson (1989). Além de orientar a análise dessa pesquisa nos aportes teóricos do letramento do professor, ancorados nos estudos de Kleiman, (1995; 2001; 2006; 2008), Oliveira (2008; 2010), Tinoco, (2010) Zavala, (2004; 2010). Verificamos durante o percurso analítico dessa pesquisa, a importância de discutir concepções de ler e escrever dos cursos de formação continuada para os educadores do campo, ou propor projetos para o campo que reflitam o que os professores representam e fazem com o ato de ensinar/aprender língua materna.<br>Abstract : This study aims to contribute to the continuing education of educators of the field, and for this we investigate the representations of reading educators from the field of a settlement in southeast Pará, organized by the Rural Landless Workers Movement. We are preparing to identify, through individual interviews and conversations wheels, as if embodying representations of reading these educators. We chose to understand the practices of reading and writing located these teachers, which may or may not be associated with the school, which may clash with what society perceives as the process of literacy , one very close to the design of autonomous literacy model by discussed Street ( 1984); Kleiman (1995 ), which references the writing occurs as " a complete product in itself that would not be tied to the context of its production to be interpreted." While the ideological model of literacy considers not only the cultural aspects of interaction, but also. "Power relations in a given society" Also we base our discussion of literacy from Freire, (1981, 1987, 2008), where "learning to read, write and become literate - is, first of all, learn to read the world, understand its context." From this, we guide our analysis in theoretical contribution of literacy teacher, anchored in studies of Kleiman (1995, 2001, 2006, 2008), Oliveira (2008, 2010), Tinoco (2010) Zavala (2004, 2010). Verified during the analytical course of this research , the importance of discussing conceptions of reading and writing of continuing education courses for educators in the field, or propose projects to the field that reflect what teachers represent and make the act of teaching native language learning.Baltar, Marcos Antonio RochaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Charlene Bezerra dos2015-02-05T20:55:45Z2015-02-05T20:55:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[205] p.| il.application/pdf329614https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:55:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:55:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
title Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
spellingShingle Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
Santos, Charlene Bezerra dos
Linguística
Linguistica aplicada
Letramento
Para
Educação rural
Para
Professores -
Formação
Para
title_short Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
title_full Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
title_fullStr Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
title_full_unstemmed Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
title_sort Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
author Santos, Charlene Bezerra dos
author_facet Santos, Charlene Bezerra dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baltar, Marcos Antonio Rocha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Charlene Bezerra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Linguistica aplicada
Letramento
Para
Educação rural
Para
Professores -
Formação
Para
topic Linguística
Linguistica aplicada
Letramento
Para
Educação rural
Para
Professores -
Formação
Para
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:55:45Z
2015-02-05T20:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 329614
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129300
identifier_str_mv 329614
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [205] p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293860491264