A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836
Resumo: Este estudo objetivou apreender como professores de uma escola pública localizada na cidade de Londrina – Pr., estão atendendo alunos surdos do Ensino Fundamental II no processo de inclusão em sala de aula, considerando as discussões que envolvem esses alunos no que tangem às leis federais vigentes no Brasil, aos dados empíricos da pesquisa que revelam a prática de ensino concreta de uma escola estadual. A inclusão citada, refere-se às demandas de adaptações e flexibilizações que devem ocorrer no currículo escolar, assim como a reconstituição de metodologias específicas utilizadas por 19 professores do ensino regular e 02 professores da Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, ao processo de ensino e aprendizagem de três alunos surdos matriculados no ensino regular nos 6º, 7º e 8º anos de uma escola estadual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista direcionada aos 21 professores e 03 alunos, de modo a identificar o atual estágio do processo de inclusão, inquirindo, por um lado, a formação em exercício ofertada aos profissionais de ensino e seus conhecimentos acerca da cultura e identidade surdas, por outro, a metodologia e os instrumentos específicos por eles utilizados de modo a favorecer um aprendizado efetivo. Os resultados das análises demonstraram defasagem entre a demanda necessária do processo de inclusão e o que, efetivamente, é proporcionado como formação e estrutura pedagógica aos profissionais de ensino envolvidos.
id UFSC_d0ef31d9f2d22afbdd0d8995945aa1c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190836
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadualAlunos surdosEscola públicaInclusãoFormação em exercícioEnsino e aprendizagemEste estudo objetivou apreender como professores de uma escola pública localizada na cidade de Londrina – Pr., estão atendendo alunos surdos do Ensino Fundamental II no processo de inclusão em sala de aula, considerando as discussões que envolvem esses alunos no que tangem às leis federais vigentes no Brasil, aos dados empíricos da pesquisa que revelam a prática de ensino concreta de uma escola estadual. A inclusão citada, refere-se às demandas de adaptações e flexibilizações que devem ocorrer no currículo escolar, assim como a reconstituição de metodologias específicas utilizadas por 19 professores do ensino regular e 02 professores da Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, ao processo de ensino e aprendizagem de três alunos surdos matriculados no ensino regular nos 6º, 7º e 8º anos de uma escola estadual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista direcionada aos 21 professores e 03 alunos, de modo a identificar o atual estágio do processo de inclusão, inquirindo, por um lado, a formação em exercício ofertada aos profissionais de ensino e seus conhecimentos acerca da cultura e identidade surdas, por outro, a metodologia e os instrumentos específicos por eles utilizados de modo a favorecer um aprendizado efetivo. Os resultados das análises demonstraram defasagem entre a demanda necessária do processo de inclusão e o que, efetivamente, é proporcionado como formação e estrutura pedagógica aos profissionais de ensino envolvidos.UNOPAR2018-10-29T16:46:54Z2018-10-29T16:46:54Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINO, Carla Cristine Tescaro Santos. A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Norte do Paraná. 2015. Orientadora: Dra. Samira Fayez Kfouri da Silvahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836LINO, Carla Cristine Tescaro Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T16:46:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T16:46:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
title A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
spellingShingle A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
Alunos surdos
Escola pública
Inclusão
Formação em exercício
Ensino e aprendizagem
title_short A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
title_full A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
title_fullStr A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
title_full_unstemmed A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
title_sort A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
author LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
author_facet LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos surdos
Escola pública
Inclusão
Formação em exercício
Ensino e aprendizagem
topic Alunos surdos
Escola pública
Inclusão
Formação em exercício
Ensino e aprendizagem
description Este estudo objetivou apreender como professores de uma escola pública localizada na cidade de Londrina – Pr., estão atendendo alunos surdos do Ensino Fundamental II no processo de inclusão em sala de aula, considerando as discussões que envolvem esses alunos no que tangem às leis federais vigentes no Brasil, aos dados empíricos da pesquisa que revelam a prática de ensino concreta de uma escola estadual. A inclusão citada, refere-se às demandas de adaptações e flexibilizações que devem ocorrer no currículo escolar, assim como a reconstituição de metodologias específicas utilizadas por 19 professores do ensino regular e 02 professores da Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, ao processo de ensino e aprendizagem de três alunos surdos matriculados no ensino regular nos 6º, 7º e 8º anos de uma escola estadual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista direcionada aos 21 professores e 03 alunos, de modo a identificar o atual estágio do processo de inclusão, inquirindo, por um lado, a formação em exercício ofertada aos profissionais de ensino e seus conhecimentos acerca da cultura e identidade surdas, por outro, a metodologia e os instrumentos específicos por eles utilizados de modo a favorecer um aprendizado efetivo. Os resultados das análises demonstraram defasagem entre a demanda necessária do processo de inclusão e o que, efetivamente, é proporcionado como formação e estrutura pedagógica aos profissionais de ensino envolvidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-10-29T16:46:54Z
2018-10-29T16:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINO, Carla Cristine Tescaro Santos. A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Norte do Paraná. 2015. Orientadora: Dra. Samira Fayez Kfouri da Silva
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836
identifier_str_mv LINO, Carla Cristine Tescaro Santos. A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Norte do Paraná. 2015. Orientadora: Dra. Samira Fayez Kfouri da Silva
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNOPAR
publisher.none.fl_str_mv UNOPAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396607307776