A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836 |
Resumo: | Este estudo objetivou apreender como professores de uma escola pública localizada na cidade de Londrina – Pr., estão atendendo alunos surdos do Ensino Fundamental II no processo de inclusão em sala de aula, considerando as discussões que envolvem esses alunos no que tangem às leis federais vigentes no Brasil, aos dados empíricos da pesquisa que revelam a prática de ensino concreta de uma escola estadual. A inclusão citada, refere-se às demandas de adaptações e flexibilizações que devem ocorrer no currículo escolar, assim como a reconstituição de metodologias específicas utilizadas por 19 professores do ensino regular e 02 professores da Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, ao processo de ensino e aprendizagem de três alunos surdos matriculados no ensino regular nos 6º, 7º e 8º anos de uma escola estadual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista direcionada aos 21 professores e 03 alunos, de modo a identificar o atual estágio do processo de inclusão, inquirindo, por um lado, a formação em exercício ofertada aos profissionais de ensino e seus conhecimentos acerca da cultura e identidade surdas, por outro, a metodologia e os instrumentos específicos por eles utilizados de modo a favorecer um aprendizado efetivo. Os resultados das análises demonstraram defasagem entre a demanda necessária do processo de inclusão e o que, efetivamente, é proporcionado como formação e estrutura pedagógica aos profissionais de ensino envolvidos. |
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