A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jonata da Trindade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corrêa, Oselita de Figueiredo, Costa, José Francisco da Silva, Moreira, Carla Ely Monteiro, Souza, Tatiane Cardoso de, Pinheiro, Maria da Conceição Barreto, Nery, Eliane Sueli Araújo, Barbosa, Carlos Fernando da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26972
Resumo: Este estudo teve como finalidade distinguir a importância do processo de inclusão e de entender o desenvolvimento do trabalho educativo em uma perspectiva de aprendizagem do aluno surdo. Avaliar e identificar os fatores que influenciam no processo de inclusão da pessoa surda. Ultimamente, a inclusão social e principalmente escolar, no ensino regular, vem evoluindo, são muitas as mudanças, tecnológicas metodologias com novas aplicabilidades, porém a escola inclusiva ainda não cumpre seu papel que que espera quanto ao aluno; dentre os diversos fatores está a qualificação do professor quanto às necessidades dos alunos atendidos. Com a evolução da inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, tem-se em vista a qualificação de um professor auxiliar/tradutor, intérprete de LIBRAS pois este profissional é de extrema importância. As pessoas se desenvolvem na medida em que agem e interagem com o mundo da diversidade buscando sempre o melhor pra si. Contudo, tem-se como objetivo explanar para a sociedade a importância do atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva e em especial a educação especial existe para educar e atender pessoas que apresentam algum problema de aprendizagem e exigem atenção e recursos específicos para o seu atendimento.
id VERACRUZ-0_72937aee7c3e78e776cac745c338d5b0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26972
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learningInclusãoAprendizagemDesafiosAluno Surdo.Este estudo teve como finalidade distinguir a importância do processo de inclusão e de entender o desenvolvimento do trabalho educativo em uma perspectiva de aprendizagem do aluno surdo. Avaliar e identificar os fatores que influenciam no processo de inclusão da pessoa surda. Ultimamente, a inclusão social e principalmente escolar, no ensino regular, vem evoluindo, são muitas as mudanças, tecnológicas metodologias com novas aplicabilidades, porém a escola inclusiva ainda não cumpre seu papel que que espera quanto ao aluno; dentre os diversos fatores está a qualificação do professor quanto às necessidades dos alunos atendidos. Com a evolução da inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, tem-se em vista a qualificação de um professor auxiliar/tradutor, intérprete de LIBRAS pois este profissional é de extrema importância. As pessoas se desenvolvem na medida em que agem e interagem com o mundo da diversidade buscando sempre o melhor pra si. Contudo, tem-se como objetivo explanar para a sociedade a importância do atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva e em especial a educação especial existe para educar e atender pessoas que apresentam algum problema de aprendizagem e exigem atenção e recursos específicos para o seu atendimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2697210.34117/bjdv7n3-629Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26972/21331Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jonata da TrindadeCorrêa, Oselita de FigueiredoCosta, José Francisco da SilvaMoreira, Carla Ely MonteiroSouza, Tatiane Cardoso dePinheiro, Maria da Conceição BarretoNery, Eliane Sueli AraújoBarbosa, Carlos Fernando da Costa2022-03-29T12:14:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26972Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:33.295267Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
title A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
spellingShingle A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
Ferreira, Jonata da Trindade
Inclusão
Aprendizagem
Desafios
Aluno Surdo.
title_short A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
title_full A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
title_fullStr A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
title_full_unstemmed A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
title_sort A importância do processo de inclusão na aprendizagem do aluno surdo / The importance of the inclusion process in deaf student learning
author Ferreira, Jonata da Trindade
author_facet Ferreira, Jonata da Trindade
Corrêa, Oselita de Figueiredo
Costa, José Francisco da Silva
Moreira, Carla Ely Monteiro
Souza, Tatiane Cardoso de
Pinheiro, Maria da Conceição Barreto
Nery, Eliane Sueli Araújo
Barbosa, Carlos Fernando da Costa
author_role author
author2 Corrêa, Oselita de Figueiredo
Costa, José Francisco da Silva
Moreira, Carla Ely Monteiro
Souza, Tatiane Cardoso de
Pinheiro, Maria da Conceição Barreto
Nery, Eliane Sueli Araújo
Barbosa, Carlos Fernando da Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jonata da Trindade
Corrêa, Oselita de Figueiredo
Costa, José Francisco da Silva
Moreira, Carla Ely Monteiro
Souza, Tatiane Cardoso de
Pinheiro, Maria da Conceição Barreto
Nery, Eliane Sueli Araújo
Barbosa, Carlos Fernando da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Aprendizagem
Desafios
Aluno Surdo.
topic Inclusão
Aprendizagem
Desafios
Aluno Surdo.
description Este estudo teve como finalidade distinguir a importância do processo de inclusão e de entender o desenvolvimento do trabalho educativo em uma perspectiva de aprendizagem do aluno surdo. Avaliar e identificar os fatores que influenciam no processo de inclusão da pessoa surda. Ultimamente, a inclusão social e principalmente escolar, no ensino regular, vem evoluindo, são muitas as mudanças, tecnológicas metodologias com novas aplicabilidades, porém a escola inclusiva ainda não cumpre seu papel que que espera quanto ao aluno; dentre os diversos fatores está a qualificação do professor quanto às necessidades dos alunos atendidos. Com a evolução da inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, tem-se em vista a qualificação de um professor auxiliar/tradutor, intérprete de LIBRAS pois este profissional é de extrema importância. As pessoas se desenvolvem na medida em que agem e interagem com o mundo da diversidade buscando sempre o melhor pra si. Contudo, tem-se como objetivo explanar para a sociedade a importância do atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva e em especial a educação especial existe para educar e atender pessoas que apresentam algum problema de aprendizagem e exigem atenção e recursos específicos para o seu atendimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26972
10.34117/bjdv7n3-629
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26972
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26972/21331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021)
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021)
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021)
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645519900114944