Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Rangel Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179923
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017
id UFSC_d127647e6a983162ab8a7ac979c21eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179923
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduaçãoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaTecnologias da informação e comunicaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017O presente trabalho questiona como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) adaptativos conseguem aperfeiçoar a capacidade de codificação, disseminação e aplicação do conhecimento pelo usuário, nas diferentes mídias, bem como o que difere um ambiente adaptativo dos demais. Para isso, foi dividido em: a) pesquisa exploratória, b) levantamento bibliográfico da literatura, c) observação sistemática, d) pesquisa-ação quantitativa e qualitativa, e) análise e discussão dos resultados e f) conclusão e trabalhos futuros. Na pesquisa-ação (quarta e principal etapa deste trabalho), foi dividida em quatro ciclos, iniciando com a construção do conhecimento pelos participantes; aplicação dos critérios na amostra por aqueles e pelo pesquisador; aplicação e fixação do conhecimento adquirido pelos primeiros e feedback dos participantes por meio de questionário de questões objetivas e dissertativas. Como principais resultados, constatou-se que os ambientes virtuais de aprendizagem adaptativos conseguem codificar dados com mais eficácia em relação aos tradicionais (não-adaptativos), já que possuem tecnologia voltada para isso. Essa codificação amplia a possibilidade de melhoria na disseminação e aplicação de conhecimentos de maneira eficiente, já que a análise de dados faz com que se conheça o estudante e se crie um espaço mais propenso para a aprendizagem, melhorando o processo de construção de conhecimento.Abstract: The present work argues how adaptive virtual learning environments (VLE) can improve the user's ability to encode, disseminate and apply knowledge in different media, as well as what differs from one environment to another. For this, it was divided into: a) exploratory research, b) literature review, c) systematic observation, d) quantitative and qualitative research, e) analysis and discussion of results, and f) conclusion and future works. In the item d (fourth and main stage of this work), it was divided into four cycles, beginning with the construction of knowledge by the participants; application of the criteria in the sample by those and the researcher; application and fixation of the knowledge acquired by the first ones and feedback from the participants through a questionnaire of objective and discursive questions. As main results, it was found that adaptive virtual learning environments can encode data more effectively than traditional ones (non-adaptive), since they have the technology to do so. This codification extends the possibility of improvement in the dissemination and application of knowledge in an efficient way, since the analysis of data makes the student known and creates a space more prone to learning, improving the process of knowledge construction.Spanhol, Fernando JoséSouza, Marcio Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSimon, Rangel Machado2017-10-03T04:22:02Z2017-10-03T04:22:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il., tabs., grafs.application/pdf348483https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179923porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-10T04:17:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-10T04:17:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
title Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
spellingShingle Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
Simon, Rangel Machado
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Tecnologias da informação e comunicação
title_short Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
title_full Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
title_fullStr Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
title_full_unstemmed Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
title_sort Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação
author Simon, Rangel Machado
author_facet Simon, Rangel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spanhol, Fernando José
Souza, Marcio Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Rangel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Tecnologias da informação e comunicação
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Tecnologias da informação e comunicação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-03T04:22:02Z
2017-10-03T04:22:02Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348483
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179923
identifier_str_mv 348483
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942823460864