Vida de retirante: a migração de trabalhadores baianos na EJA de Florianópolis/SC no início do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Amália Catharina Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237516
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
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spelling Vida de retirante: a migração de trabalhadores baianos na EJA de Florianópolis/SC no início do século XXIEducaçãoDesapropriaçãoMigraçãoEducação de jovens e adultosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Este estudo aborda a questão da migração e o processo de escolarização de baianos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Florianópolis/SC, a partir da relação trabalho e educação. Tivemos como problema de pesquisa: Qual a situação atual da classe trabalhadora diante do processo de expropriação dos meios de subsistência e do movimento migratório em busca dos meios de reprodução da vida, incluindo a educação? A partir desta questão, definimos como objetivo geral analisar a situação atual da classe trabalhadora diante do processo de expropriação dos meios de subsistência e do movimento migratório dos nordestinos baianos em busca dos meios de reprodução da vida, incluindo a educação, especificamente a Educação de Jovens e Adultos, em Florianópolis/SC. A nossa metodologia está embasada no marxismo, consubstanciando-se na pesquisa qualitativa, utilizando procedimentos como levantamento de dados nas fichas de matrícula da Secretaria Municipal de Educação Básica de Florianópolis e realização de grupos focais. Desenvolvemos categorias como expropriação, acumulação capitalista, migração, reprodução social e escolarização. Os resultados da pesquisam indicam que: a) os trabalhadores seguem na atualidade sendo expropriados dos meios de subsistência, o que produz a expulsão dos seus locais de origem; b) a migração é forçada, ou seja, as pessoas não decidem livremente deixar sua cidade, família, amigos e modo de vida, da mesma forma, não escolhem o local para onde vão se dirigir: c) está ocorrendo uma intensificação na migração entre as regiões brasileiras nordestesul; d) os trabalhadores migrantes em geral têm baixa qualificação e desempenham o trabalho simples; e) há uma presença significativa de migrantes na Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis, com aumento dos nordestinos e baianos; f) há muitas interrupções e rupturas no processo de escolarização dos migrantes. Por fim, observamos que a EJA se constitui numa possibilidade de continuidade ou retomada do estudo por parte da classe trabalhadora, sendo um espaço de socialização e acolhimento dos estudantes migrantes. Compreendemos que a escola continua sendo imprescindível para a formação da classe trabalhadora.Abstract: This study addresses the issue of migration and the schooling process of workers from Bahia in Youth and Adult Education (EJA) in Florianópolis/SC, based on the relationship between work and education. We had the following research problem: What is the current situation of the working class in the face of the process of expropriation of the means of subsistence and the migratory movement in search of the means of reproduction of life, including education? Based on this question, we define as a general objective to analyze the current situation of the working class in the face of the process of expropriation of the means of subsistence and the migratory movement of northeastern Bahia in search of the means of reproduction of life, including education, specifically the Education of Young People and Adults, in Florianópolis/SC. Our methodology is guided by the Marxism, based on qualitative research, using procedures such as data collection in the registration forms of the Municipal Department of Basic Education of Florianópolis and holding focus groups. We develop categories such as expropriation, capitalist accumulation, migration, social reproduction and schooling. The research results indicate that: a) workers are currently being expropriated from their means of subsistence, which leads to expulsion from their places of origin; b) migration is forced, that is, people do not freely decide to leave their city, family, friends and their way of life, furthermore, they do not choose the place where they are going to live in: c) there is an intensification of migration between the northeast-south Brazilian regions; d) migrant workers are generally low-skilled and perform simple work; e) there is a significant presence of migrants in Youth and Adult Education in Florianópolis, with an increase of workers from Northeast region and Bahia; f) there are many interruptions and ruptures in the schooling process of migrants. Finally, we observe that the EJA constitutes a possibility of continuity or resumption of study by the working class, being a space for socialization and reception of migrant students. We understand that the school continues to be essential for the formation of the working class.Vendramini, Célia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Amália Catharina Santos2022-08-01T23:18:12Z2022-08-01T23:18:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis121 p.| il., gráfs.application/pdf377647https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237516porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-01T23:18:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237516Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-01T23:18:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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