A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Érico Ribas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_d14f1a2dace0facfb259310a9829d22d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93844
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Érico RibasCarvalho, Diana Carvalho deDurand, Olga Celestina da Silva2012-10-25T03:56:42Z2012-10-25T03:56:42Z2012-10-25T03:56:42Z284248http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta pesquisa analisa o processo de constituição da Pedagogia Social como um sub-campo da Educação brasileira, a partir do conceito de campo de Pierre Bourdieu. Tem como objetivo geral compreender o percurso histórico da constituição da Pedagogia Social como um sub-campo da educação no Brasil, seus fundamentos, origens e suas relações com a Educação Popular. O levantamento bibliográfico e documental, a consulta em sites da área, a participação em eventos e os depoimentos de pesquisadores reconhecidos fizeram parte do processo de coleta de dados. Foram identificadas diferentes perspectivas teóricas que podem servir como fundamentos para a área e que, dependendo da perspectiva utilizada, as práticas desenvolvidas atenderão a uma determinada visão de sociedade, influenciando diretamente em suas finalidades. A Pedagogia Social surge na Alemanha, no final do século XIX e início do século XX, atrelada a um contexto social, buscava a organização de uma área que pretende atuar em diferentes ambientes educativos, sendo reconhecida como uma área acadêmica e de formação profissional. No Brasil, as discussões sobre Pedagogia Social surgem no início do século XX, relacionadas à Educação Popular que, na época, possuía o significado de escolarização das massas. No decorrer da história, a Educação Popular segue sofrendo mudanças em seus significados e finalidades, caracterizando-se a partir de 1960 como uma área em que são consideradas as práticas educativas em diferentes contextos. Atualmente, na realidade educacional brasileira, emerge novamente discussões referentes à Pedagogia Social, também voltada para essa mesma perspectiva. Nesta pesquisa, verificou-se que os elementos econômicos, sociais, políticos e educacionais estão contribuindo nesse processo de constituição da área, a qual conta com um movimento específico que busca sua legitimação. Acredita-se que a peculiaridade da Pedagogia Social frente à Educação Popular é, justamente, a busca pela profissionalização dos educadores que atuam em diferentes espaços educativos. Entendendo como uma possível fundamentação da Pedagogia Social brasileira, a teoria de Paulo Freire pode contribuir nesse processo de aproximações entre as áreas. Concluiu-se que uma área complementa a outra, não sendo identificada uma concorrência entre ambas.porEducaçãoEducação popularPedagogia socialA Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL284248.pdfapplication/pdf1938552https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/1/284248.pdfc1fd10d4c25a424e7847dd9ee8f191aeMD51TEXT284248.pdf.txt284248.pdf.txtExtracted Texttext/plain450761https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/2/284248.pdf.txteb46acbc9e517e4e67bc1e77a8fdc540MD52THUMBNAIL284248.pdf.jpg284248.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/3/284248.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/938442013-05-02 08:52:02.307oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93844Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:52:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
title A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
spellingShingle A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
Machado, Érico Ribas
Educação
Educação popular
Pedagogia social
title_short A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
title_full A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
title_fullStr A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
title_full_unstemmed A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
title_sort A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
author Machado, Érico Ribas
author_facet Machado, Érico Ribas
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Érico Ribas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Diana Carvalho de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Durand, Olga Celestina da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Diana Carvalho de
Durand, Olga Celestina da Silva
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação popular
Pedagogia social
topic Educação
Educação popular
Pedagogia social
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T03:56:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T03:56:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25T03:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 284248
identifier_str_mv 284248
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/1/284248.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/2/284248.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/3/284248.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1fd10d4c25a424e7847dd9ee8f191ae
eb46acbc9e517e4e67bc1e77a8fdc540
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805143146201088