A Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Érico RibasCarvalho, Diana Carvalho deDurand, Olga Celestina da Silva2012-10-25T03:56:42Z2012-10-25T03:56:42Z2012-10-25T03:56:42Z284248http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93844Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta pesquisa analisa o processo de constituição da Pedagogia Social como um sub-campo da Educação brasileira, a partir do conceito de campo de Pierre Bourdieu. Tem como objetivo geral compreender o percurso histórico da constituição da Pedagogia Social como um sub-campo da educação no Brasil, seus fundamentos, origens e suas relações com a Educação Popular. O levantamento bibliográfico e documental, a consulta em sites da área, a participação em eventos e os depoimentos de pesquisadores reconhecidos fizeram parte do processo de coleta de dados. Foram identificadas diferentes perspectivas teóricas que podem servir como fundamentos para a área e que, dependendo da perspectiva utilizada, as práticas desenvolvidas atenderão a uma determinada visão de sociedade, influenciando diretamente em suas finalidades. A Pedagogia Social surge na Alemanha, no final do século XIX e início do século XX, atrelada a um contexto social, buscava a organização de uma área que pretende atuar em diferentes ambientes educativos, sendo reconhecida como uma área acadêmica e de formação profissional. No Brasil, as discussões sobre Pedagogia Social surgem no início do século XX, relacionadas à Educação Popular que, na época, possuía o significado de escolarização das massas. No decorrer da história, a Educação Popular segue sofrendo mudanças em seus significados e finalidades, caracterizando-se a partir de 1960 como uma área em que são consideradas as práticas educativas em diferentes contextos. Atualmente, na realidade educacional brasileira, emerge novamente discussões referentes à Pedagogia Social, também voltada para essa mesma perspectiva. Nesta pesquisa, verificou-se que os elementos econômicos, sociais, políticos e educacionais estão contribuindo nesse processo de constituição da área, a qual conta com um movimento específico que busca sua legitimação. Acredita-se que a peculiaridade da Pedagogia Social frente à Educação Popular é, justamente, a busca pela profissionalização dos educadores que atuam em diferentes espaços educativos. Entendendo como uma possível fundamentação da Pedagogia Social brasileira, a teoria de Paulo Freire pode contribuir nesse processo de aproximações entre as áreas. Concluiu-se que uma área complementa a outra, não sendo identificada uma concorrência entre ambas.porEducaçãoEducação popularPedagogia socialA Constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL284248.pdfapplication/pdf1938552https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/1/284248.pdfc1fd10d4c25a424e7847dd9ee8f191aeMD51TEXT284248.pdf.txt284248.pdf.txtExtracted Texttext/plain450761https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/2/284248.pdf.txteb46acbc9e517e4e67bc1e77a8fdc540MD52THUMBNAIL284248.pdf.jpg284248.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93844/3/284248.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/938442013-05-02 08:52:02.307oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93844Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:52:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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