A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665
Resumo: The present text approaches the tendencies of the Brazilian education thought, standing out the originality and the present time of Paulo Freire´s pedagogy. It places the though of Freire in the perspective of a Popular Education that transcends the limits of the social classes and of the critical pedagogy. In the Brazilian education, it is based what it is intended to characterize as originality of Paulo Freire's pedagogic thought.
id UFMG-5_311b2861a96fe6f83b1bd5fecaaaebe0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42665
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiroEducação PopularPedagogia LiberalPedagogia CríticaThe present text approaches the tendencies of the Brazilian education thought, standing out the originality and the present time of Paulo Freire´s pedagogy. It places the though of Freire in the perspective of a Popular Education that transcends the limits of the social classes and of the critical pedagogy. In the Brazilian education, it is based what it is intended to characterize as originality of Paulo Freire's pedagogic thought.O presente texto aborda as tendências do pensamento educacional brasileiro, ressaltando a originalidade e a atualidade da pedagogia de Paulo Freire. Situa o pensamento de Freire em uma perspectiva emancipatória de Educação Popular que transcende os limites das classes sociais e da sociedade do trabalho colocados pelo marxismo clássico enquanto fundamento das pedagogias críticas. Na análise das tendências da educação brasileira fundamenta-se o que pretende caracterizar como originalidade do pensamento pedagógico freireano.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665/32544Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marlene2023-05-29T13:42:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42665Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
title A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
spellingShingle A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
Ribeiro, Marlene
Educação Popular
Pedagogia Liberal
Pedagogia Crítica
title_short A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
title_full A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
title_fullStr A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
title_full_unstemmed A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
title_sort A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
Pedagogia Liberal
Pedagogia Crítica
topic Educação Popular
Pedagogia Liberal
Pedagogia Crítica
description The present text approaches the tendencies of the Brazilian education thought, standing out the originality and the present time of Paulo Freire´s pedagogy. It places the though of Freire in the perspective of a Popular Education that transcends the limits of the social classes and of the critical pedagogy. In the Brazilian education, it is based what it is intended to characterize as originality of Paulo Freire's pedagogic thought.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665/32544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 12
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125682520064