Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olegario, Níkolas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_d19456a30f84e32ef9cf96cbe8218d2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181916
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbanoTricicloVeículo de 3 rodasEstabilidade LateralDinâmica lateralTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O crescente número de carros nas rodovias aliado ao crescimento demográfico e a falta de melhorias na mobilidade fizeram com que as ruas urbanas se saturassem. Os triciclos, veículos de 3 rodas, sendo uma dianteira e duas traseiras, tem sido utilizado como uma solução para o uso comercial do tipo entregas nas cidades por suas pequenas dimensões, agilidade e baixo custo. Características de sua construção peculiar associado a pouca literatura e estudos acadêmicos sobre esse tipo de veículo resultaram na fabricação de modelos pelo método de tentativa e erro, ou modelos estáticos visando apenas o dimensionamento para suportar cargas. Essa falta de estudos dinâmicos e mais aprofundados culminaram na ocorrência de vários acidentes relacionados com a falta de estabilidade lateral ou a reprovação da homologação dos veículos pelos órgãos competentes. Esse trabalho pretende estudar as características e comportamento em pista de um protótipo de 3 rodas afim de avaliar e mensurar quais requisitos de projeto influenciam a dinâmica lateral para por fim validar o veículo como seguro para trafegar nas estradas brasileiras. O estudo apontou a localização do CG e a suspensão como os dois fatores principais que influenciam o comportamento lateral do triciclo. Ainda, o teste de pista indicou que o protótipo avaliado possui marginalmente boa estabilidade lateral e resistência ao capotamento para velocidades baixas e médias, sendo considerado seguro para o uso urbano.Joinville, SCFiorentin, Thiago AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaOlegario, Níkolas2017-12-08T18:16:28Z2017-12-08T18:16:28Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T18:16:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T18:16:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
title Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
spellingShingle Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
Olegario, Níkolas
Triciclo
Veículo de 3 rodas
Estabilidade Lateral
Dinâmica lateral
title_short Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
title_full Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
title_fullStr Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
title_full_unstemmed Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
title_sort Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
author Olegario, Níkolas
author_facet Olegario, Níkolas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentin, Thiago Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Olegario, Níkolas
dc.subject.por.fl_str_mv Triciclo
Veículo de 3 rodas
Estabilidade Lateral
Dinâmica lateral
topic Triciclo
Veículo de 3 rodas
Estabilidade Lateral
Dinâmica lateral
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08T18:16:28Z
2017-12-08T18:16:28Z
2017-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652371793805312