Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbanoTricicloVeículo de 3 rodasEstabilidade LateralDinâmica lateralTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O crescente número de carros nas rodovias aliado ao crescimento demográfico e a falta de melhorias na mobilidade fizeram com que as ruas urbanas se saturassem. Os triciclos, veículos de 3 rodas, sendo uma dianteira e duas traseiras, tem sido utilizado como uma solução para o uso comercial do tipo entregas nas cidades por suas pequenas dimensões, agilidade e baixo custo. Características de sua construção peculiar associado a pouca literatura e estudos acadêmicos sobre esse tipo de veículo resultaram na fabricação de modelos pelo método de tentativa e erro, ou modelos estáticos visando apenas o dimensionamento para suportar cargas. Essa falta de estudos dinâmicos e mais aprofundados culminaram na ocorrência de vários acidentes relacionados com a falta de estabilidade lateral ou a reprovação da homologação dos veículos pelos órgãos competentes. Esse trabalho pretende estudar as características e comportamento em pista de um protótipo de 3 rodas afim de avaliar e mensurar quais requisitos de projeto influenciam a dinâmica lateral para por fim validar o veículo como seguro para trafegar nas estradas brasileiras. O estudo apontou a localização do CG e a suspensão como os dois fatores principais que influenciam o comportamento lateral do triciclo. Ainda, o teste de pista indicou que o protótipo avaliado possui marginalmente boa estabilidade lateral e resistência ao capotamento para velocidades baixas e médias, sendo considerado seguro para o uso urbano.Joinville, SCFiorentin, Thiago AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaOlegario, Níkolas2017-12-08T18:16:28Z2017-12-08T18:16:28Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T18:16:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T18:16:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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