O trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85991 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Universidade Federal de Santa CatarinaGolin, Andréa FellerBastos, Lia Caetano2012-10-21T02:10:55Z2012-10-21T02:10:55Z20032003198581http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85991Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho tem como objetivo verificar a participação das pessoas portadoras de deficiência visual no mercado de trabalho em Florianópolis. A pesquisa busca também analisar a situação educacional destes trabalhadores, bem como a participação e o encaminhamento do processo de qualificação de tais sujeitos. A pesquisa conta com a participação de trabalhadores associados à ACIC - Associação Catarinense para Integração do Cego - . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foram permeados por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. Quanto ao mercado de trabalho, observou-se nesta pesquisa que estes trabalhadores encontram-se exercendo ocupações pré-determinadas, resultante de enquadramentos e determinismos que foram se desenvolvendo por razões históricas de preconceito e discriminação. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional e profissional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos, bem como a atualização das instituições especializadas no tocante aos cursos de qualificação profissional oferecido à esta população. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade.102 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoDeficientes visuaisEducaçãoTrabalhadoresEducaçãoMercado de trabalhoFlorianopolis (SC)Qualificações profissionaisO trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL198581.pdfapplication/pdf1046053https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85991/1/198581.pdf30785b2128f7175722842d68b69383f4MD51TEXT198581.pdf.txt198581.pdf.txtExtracted Texttext/plain191580https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85991/2/198581.pdf.txt4786ab2e2fc62f17bad327356f1fe041MD52THUMBNAIL198581.pdf.jpg198581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85991/3/198581.pdf.jpg13e8633822697ee5d57a7257b27c07b7MD53123456789/859912013-05-03 16:15:00.195oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85991Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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