O trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85991 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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O trabalhador portador de dificiência visual: um estudo de casoEngenharia de produçãoDeficientes visuaisEducaçãoTrabalhadoresEducaçãoMercado de trabalhoFlorianopolis (SC)Qualificações profissionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho tem como objetivo verificar a participação das pessoas portadoras de deficiência visual no mercado de trabalho em Florianópolis. A pesquisa busca também analisar a situação educacional destes trabalhadores, bem como a participação e o encaminhamento do processo de qualificação de tais sujeitos. A pesquisa conta com a participação de trabalhadores associados à ACIC - Associação Catarinense para Integração do Cego - . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foram permeados por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. Quanto ao mercado de trabalho, observou-se nesta pesquisa que estes trabalhadores encontram-se exercendo ocupações pré-determinadas, resultante de enquadramentos e determinismos que foram se desenvolvendo por razões históricas de preconceito e discriminação. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional e profissional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos, bem como a atualização das instituições especializadas no tocante aos cursos de qualificação profissional oferecido à esta população. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade.Florianópolis, SCBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaGolin, Andréa Feller2012-10-21T02:10:55Z2012-10-21T02:10:55Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f.| tabs., grafs.application/pdf198581http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:15:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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