Intervenção multicomponente na escola: efeito em indicadores de adiposidade em adolescentes, mediadores e preditores de desistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berria, Juliane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183621
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017
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spelling Intervenção multicomponente na escola: efeito em indicadores de adiposidade em adolescentes, mediadores e preditores de desistênciaEducação físicaObesidadeHábitos alimentaresAdolescentesAptidão físicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017O objetivo deste estudo foi analisar o efeito e mediadores de uma intervenção multicomponente nos indicadores de adiposidade e identificar os fatores associados à desistência da intervenção, em adolescentes do 6º ao 9º ano, de escolas municipais de Florianópolis, SC. O estudo quase-experimental foi conduzido em duas escolas (grupo intervenção [GI] e grupo controle [GC]). O tamanho da amostra estimado para o efeito no índice de massa corporal (IMC) foi de 151 adolescentes em cada grupo. A intervenção planejada com duração de 14 semanas foi composta por quatro componentes: 1) aumento da prática de atividade física (AF) moderada a vigorosa, exercícios de força e flexibilidade nas aulas de Educação Física (EF); 2) recreios ativos; 3) sessões educativas sobre AF e saúde; nutrição e imagem corporal e 4) materiais educativos para adolescentes e pais. O GC não teve alteração nas atividades escolares. O efeito da intervenção foi estimado para o IMC, perímetro da cintura (PC), somatórios das dobras cutâneas (DC) do tríceps e subescapular (?2DC) e massa gorda (estimada pela impedância bioelétrica [BIA]). A desistência na intervenção foi analisada considerando os adolescentes que desistiram, ausentes e a frequência na intervenção. Informações sociodemográficas, AF, tempo de tela, consumo alimentar, percepção de saúde, atitudes em relação à AF, autoeficácia para AF, percepção do ambiente escolar, imagem corporal e autoestima foram obtidas por questionário. A análise de regressão logística binária, covariância e do produto dos coeficientes ab foram utilizadas para as análises dos preditores de desistência, do efeito da intervenção e de mediação, respectivamente. A amostra final foi composta por 478 adolescentes (GI= 283 e GC= 195). O percentual de desistência na intervenção foi de 32,6%. Na amostra total verificou-se maior chance de desistência com o aumento da idade (1,40; IC95%: 1,11; 1,77), do IMC (1,16; IC95%: 1,01; 1,36) e atitudes negativas em relação à AF (0,87; IC95%: 0,78; 0,98). Para os adolescentes com excesso de peso, além do aumento da idade (2,47; IC95%: 1,28; 4,74), o aumento da condição econômica (1,21; IC95%: 1,04; 1,41), da percepção positiva do ambiente escolar (1,44; IC95%: 1,04; 1,99) e o turno de estudo vespertino (5,15; IC95%: 1,25; 21,16) estiveram associados à desistência. A intervenção apresentou efeito na massa gorda (tamanho do efeito [TE]: -0,56; IC95%: -0,91; -0,21). Quando analisado o efeito da intervenção em subgrupos verificou-se efeito no IMC na faixa etária de 10 a 12 anos (TE: -0,32; IC95%: -0,60; -0,03) e classificados com magreza no início do estudo (TE: 0,84; IC95%: 0,16; 1,52). A AF, tempo de tela e alimentação não mediaram o efeito da intervenção no IMC, PC e ?2DC. Em conclusão, fatores sociodemográficos, intrapessoais e ambientais foram preditores de desistência na intervenção e os fatores associados diferiram de acordo com a classificação do IMC. Com relação ao efeito da intervenção houve menor incremento da massa gorda no GI, para a amostra total e no IMC aos 10 a 12 anos. Nos adolescentes classificados com magreza foi verificado maior incremento no IMC. Nenhuma variável comportamental analisada apresentou-se como mediadora do efeito da intervenção.Abstract: The objectives of this study were to analyze the effect and mediators ofa multicomponent intervention on adiposity indicators and identify thefactors associated with the dropout of intervention, in adolescents from6th to 9th grades, in municipal schools in Florianópolis, SC. The quasiexperimentalstudy was conducted in two schools (intervention group[IG] and control group [CG]). The estimated sample size for body massindex (BMI) effect was 151 adolescents in each group. The 14-weekplanned intervention consisted of four components: 1) increasedmoderate to vigorous physical activity (PA), strength and flexibilityexercises in Physical Education (PE) classes; 2) active recess; 3)educational sessions on PA and health; nutrition and body image and 4)educational materials for adolescents and parents. CG had no change inschool activities. The effect of intervention was estimated for BMI,waist circumference (WC), sum of triceps and subscapular skinfolds(S2SF) and fat mass (estimated by bioelectrical impedance [BIA]).Intervention dropout was analyzed considering the adolescents whodropout, absent and the frequency in the intervention. Sociodemographicinformation, PA, screen time, food consumption, healthperception, attitudes towards PA, self-efficacy for PA, perception of theschool environment, body image and self-esteem were obtained using aquestionnaire. Binary logistic regression, covariance analysis and theproduct of coefficients ab were used for the analysis of the predictors ofdropout, effect of intervention and mediation, respectively. The finalsample consisted of 478 adolescents (GI = 283 and GC = 195). Thedropout rate was 32.6%. In the total sample and among adolescents withadequate BMI, there was a greater chance of dropout with increasingage (1.40, 95% CI: 1.11, 1.77), BMI (1.16, 95% CI: 1.01, 1.36) andnegative attitude towards PA (0.87, 95% CI: 0.78, 0.98). For overweightadolescents, in addition to increasing age (2.47, 95% CI: 1.28, 4.74),increase economic level (1.21, 95% CI: 1.04, 1.41), better perception ofthe school environment (1.44, 95% CI: 1.04, 1.99), and attending theafternoon study shift (5.15, 95% CI: 1.25, 21.16) were associated withdropout. Intervention had an effect on fat mass (effect size [ES]: -0.56;95% CI: -0.91; -0.21). When the effect of intervention on subgroups wasanalyzed, there was an effect on BMI in the age group of 10-12 years(ES: -0.32; 95% CI: -0.60; -0.03) and classified as thin at baseline (ES:0.84, 95% CI: 0.16, 1.52). PA, screen time and food consumption didnot mediate the effect of intervention on BMI, WC and S2SF. Inconclusion, socio-demographic, intrapersonal and environmental factorswere intervention predictors of dropout and the associated factorsdiffered according to the BMI category. Regarding the effect of theintervention, there was a smaller fat mass increment in the IG, for thetotal sample and on BMI at 10 to 12 years. In the adolescents classifiedwith thinness there was an increase in BMI. No behavioral variablesanalyzed were mediators in the present study.Petroski, Elio CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaBerria, Juliane2018-02-20T19:05:46Z2018-02-20T19:05:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.| ils., tabs.application/pdf351743https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183621porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T19:05:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183621Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-20T19:05:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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