TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182505 |
Resumo: | A presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à contextualização e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, física e química. Fundamentada na teoria Histórico Social de Lev Vygotsky, visa possibilitar a construção de conhecimento através da relação dos conceitos de física e química, trabalhados em sala de aula com tecnologias baseadas na luz, a partir da técnica de grupo focal. Para tal, foi desenvolvido um Produto Interdisciplinar Didático composto por um esquema de funcionamento do espectrofotômetro UV visível com a plataforma Arduino, que estará inclusa no Manual de Apoio ao Professor (Apêndice A). O Manual poderá ser utilizado como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem para professores de física e química, objetivando minimizar a dificuldade dos alunos em relacionar os conceitos teóricos e seus respectivos fenômenos com a realidade norteadora. A pesquisa educacional foi efetivada, em uma escola particular de ensino, no Município de Criciúma/SC, no início de 2017. Resultados satisfatórios foram obtidos a partir das diferentes interações que fizeram parte dos processos intrapessoal e interpessoal de aprendizagem. |
id |
UFSC_d208e95c32b3d9259d60559d0fbd658b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182505 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICAEspectrofotômetro, Óptica, Interdisciplinaridade, ArduinoA presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à contextualização e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, física e química. Fundamentada na teoria Histórico Social de Lev Vygotsky, visa possibilitar a construção de conhecimento através da relação dos conceitos de física e química, trabalhados em sala de aula com tecnologias baseadas na luz, a partir da técnica de grupo focal. Para tal, foi desenvolvido um Produto Interdisciplinar Didático composto por um esquema de funcionamento do espectrofotômetro UV visível com a plataforma Arduino, que estará inclusa no Manual de Apoio ao Professor (Apêndice A). O Manual poderá ser utilizado como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem para professores de física e química, objetivando minimizar a dificuldade dos alunos em relacionar os conceitos teóricos e seus respectivos fenômenos com a realidade norteadora. A pesquisa educacional foi efetivada, em uma escola particular de ensino, no Município de Criciúma/SC, no início de 2017. Resultados satisfatórios foram obtidos a partir das diferentes interações que fizeram parte dos processos intrapessoal e interpessoal de aprendizagem.2017-12-27T09:19:13Z2017-12-27T09:19:13Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182505Cipriano, Alineporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-27T09:19:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182505Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-27T09:19:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
title |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA Cipriano, Aline Espectrofotômetro, Óptica, Interdisciplinaridade, Arduino |
title_short |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
title_full |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
title_sort |
TECNOLOGIAS BASEADAS NA LUZ: ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E QUÍMICA |
author |
Cipriano, Aline |
author_facet |
Cipriano, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriano, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espectrofotômetro, Óptica, Interdisciplinaridade, Arduino |
topic |
Espectrofotômetro, Óptica, Interdisciplinaridade, Arduino |
description |
A presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à contextualização e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, física e química. Fundamentada na teoria Histórico Social de Lev Vygotsky, visa possibilitar a construção de conhecimento através da relação dos conceitos de física e química, trabalhados em sala de aula com tecnologias baseadas na luz, a partir da técnica de grupo focal. Para tal, foi desenvolvido um Produto Interdisciplinar Didático composto por um esquema de funcionamento do espectrofotômetro UV visível com a plataforma Arduino, que estará inclusa no Manual de Apoio ao Professor (Apêndice A). O Manual poderá ser utilizado como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem para professores de física e química, objetivando minimizar a dificuldade dos alunos em relacionar os conceitos teóricos e seus respectivos fenômenos com a realidade norteadora. A pesquisa educacional foi efetivada, em uma escola particular de ensino, no Município de Criciúma/SC, no início de 2017. Resultados satisfatórios foram obtidos a partir das diferentes interações que fizeram parte dos processos intrapessoal e interpessoal de aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-27T09:19:13Z 2017-12-27T09:19:13Z 2017-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182505 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652378991230976 |