Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Arthur Theodoro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175792
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
id UFSC_d2637a151fbf17a22ed0b382d0c73e19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175792
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBDEngenharia de sistemasAutomaçãoModelagem conceitual (Computação)CombustíveisConsumoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.Com a preocupação da sustentabilidade, avaliar em simulação o desempenho de sistemas de tráfego apenas em termos de fluidez não atende mais as expectativas de gestores e da sociedade. Há também a necessidade de medidas confiáveis de aspectos ambientais, como o consumo de combustíveis e a emissão de poluentes. Assim, é importante que simuladores incorporem modelos de consumo de combustível e de emissões que reflitam condições realísticas do tráfego. Neste trabalho, dois modelos de consumo de combustível foram calibrados e validados. O primeiro modelo é implementado no simulador de tráfego AIMSUN. O segundo é um modelo baseado em potência, implementado no simulador de tráfego SIDRA Trip. Os dados de vários sensores de diferentes tipos de veículos foram coletados via diagnóstico de bordo (on-board diagnostics - OBD). A partir desses dados, tem-se as informações operacionais dos veículos para a calibração dos modelos - velocidade e consumo de combustível instantâneos. A calibração do primeiro modelo foi realizada de quatro maneiras diferentes, em que foram aplicadas técnicas de regressão linear, fórmulas e orientações do manual do simulador AIMSUN. A calibração do segundo modelo foi realizada por meio de um processo iterativo sugerido no manual do simulador SIDRA Trip. Para validar a calibração dos modelos, o consumo de combustível medido e o estimado foram comparados utilizando ciclos de condução em áreas urbanas. Os resultados sugerem que a calibração dos modelos de consumo de combustível para simulação de tráfego com dados obtidos via OBD é satisfatória independente da técnica utilizada.<br>Abstract : Due to the increased concern with sustainability, the performance of traffic systems in simulation on the basis of throughput does not meet managers and the society requirements anymore. Reliable measures of environmental aspects are also needed, such as fuel consumption and emissions. Therefore, traffic simulators are required to incorporate corresponding models that reflect realistic traffic conditions. In this work, two fuel consumption models were calibrated and validated. The first model is implemented in the AIMSUN traffic simulator. The second is a power-based model, implemented in the SIDRA Trip traffic simulator. Data from several sensors of different vehicle types were collected via on-board diagnostics (OBD). From these data, the vehicle operational information is available for the calibration - instantaneous speed and fuel consumption. The calibration of the first model was performed in four different ways, in which linear regression techniques, formulas and guidelines from the AIMSUN simulator's manual were applied. The calibration of the second model was performed with an iterative process suggested in the SIDRA Trip simulator's manual. For the validation of the calibration, measured and estimated fuel consumption were compared using driving cycles in urban areas. The results suggest that the calibration of fuel consumption models for traffic simulation with OBD data is adequate independent of calibration approach.Carlson, Rodrigo CastelanKraus Junior, WernerUniversidade Federal de Santa CatarinaMarinho, Arthur Theodoro2017-05-23T04:08:19Z2017-05-23T04:08:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 p.| il., grafs., tabs.application/pdf345594https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175792porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:08:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175792Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:08:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
title Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
spellingShingle Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
Marinho, Arthur Theodoro
Engenharia de sistemas
Automação
Modelagem conceitual (Computação)
Combustíveis
Consumo
title_short Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
title_full Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
title_fullStr Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
title_full_unstemmed Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
title_sort Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD
author Marinho, Arthur Theodoro
author_facet Marinho, Arthur Theodoro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlson, Rodrigo Castelan
Kraus Junior, Werner
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Arthur Theodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de sistemas
Automação
Modelagem conceitual (Computação)
Combustíveis
Consumo
topic Engenharia de sistemas
Automação
Modelagem conceitual (Computação)
Combustíveis
Consumo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-23T04:08:19Z
2017-05-23T04:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345594
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175792
identifier_str_mv 345594
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652376269127680