Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_d293ad6f51920f11fde075c05dd97705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85634 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRIEngenharia de produçãoTestes e medidas educacionaisAvaliação educacionalModelosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante espaço nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) fornece modelos para a avaliação. Esta Teoria originou-se na metade da década de 30, contudo só recentemente está sendo utilizada em diversas áreas. Aqui no Brasil está sendo aplicada na área educacional. A TRI constitui um conjunto de modelos que representam a relação entre a probabilidade de dar uma certa resposta a um item e o traço (s) latente (s), habilidade (s) ou proficiência (s) do indivíduo. A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar o GGUM - Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado para a avaliação de medidas. Este modelo foi projetado para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Apresentou-se o conceito, suposições básicas os métodos de estimação dos parâmetros dos itens e as habilidades das pessoas. Por fim apresentou-se uma aplicação do modelo GGUM com os alunos do Curso de Tecnologia do CEFET - MD - PR para avaliar o grau de satisfação destes quanto ao curso. Os resultados obtidos na análise ilustram o grande potencial desse modelo, pois, com um número pequeno de itens, os resultados foram consistentes.Florianópolis, SCVerdinelli, Miguel AngelUniversidade Federal de Santa CatarinaBortolotti, Silvana Ligia Vincenzi2012-10-20T20:56:42Z2012-10-20T20:56:42Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf229771http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T12:51:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85634Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T12:51:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
title |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
spellingShingle |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi Engenharia de produção Testes e medidas educacionais Avaliação educacional Modelos |
title_short |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
title_full |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
title_fullStr |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
title_full_unstemmed |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
title_sort |
Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI |
author |
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi |
author_facet |
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Verdinelli, Miguel Angel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Testes e medidas educacionais Avaliação educacional Modelos |
topic |
Engenharia de produção Testes e medidas educacionais Avaliação educacional Modelos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T20:56:42Z 2012-10-20T20:56:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
229771 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634 |
identifier_str_mv |
229771 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043460198825984 |