Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d293ad6f51920f11fde075c05dd97705
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85634
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRIEngenharia de produçãoTestes e medidas educacionaisAvaliação educacionalModelosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante espaço nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) fornece modelos para a avaliação. Esta Teoria originou-se na metade da década de 30, contudo só recentemente está sendo utilizada em diversas áreas. Aqui no Brasil está sendo aplicada na área educacional. A TRI constitui um conjunto de modelos que representam a relação entre a probabilidade de dar uma certa resposta a um item e o traço (s) latente (s), habilidade (s) ou proficiência (s) do indivíduo. A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar o GGUM - Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado para a avaliação de medidas. Este modelo foi projetado para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Apresentou-se o conceito, suposições básicas os métodos de estimação dos parâmetros dos itens e as habilidades das pessoas. Por fim apresentou-se uma aplicação do modelo GGUM com os alunos do Curso de Tecnologia do CEFET - MD - PR para avaliar o grau de satisfação destes quanto ao curso. Os resultados obtidos na análise ilustram o grande potencial desse modelo, pois, com um número pequeno de itens, os resultados foram consistentes.Florianópolis, SCVerdinelli, Miguel AngelUniversidade Federal de Santa CatarinaBortolotti, Silvana Ligia Vincenzi2012-10-20T20:56:42Z2012-10-20T20:56:42Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf229771http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T12:51:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85634Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T12:51:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
title Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
spellingShingle Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Engenharia de produção
Testes e medidas educacionais
Avaliação educacional
Modelos
title_short Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
title_full Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
title_fullStr Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
title_full_unstemmed Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
title_sort Aplicação de um modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao ítem - TRI
author Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
author_facet Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdinelli, Miguel Angel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Testes e medidas educacionais
Avaliação educacional
Modelos
topic Engenharia de produção
Testes e medidas educacionais
Avaliação educacional
Modelos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T20:56:42Z
2012-10-20T20:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 229771
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634
identifier_str_mv 229771
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652332356861952