O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrik Marques dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nicot, Yuri Expósito, Marques, Ataiany dos Santos Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2658
Resumo: O presente trabalho consiste numa pesquisa voltada ao processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Física II, o qual utilizou-se a tecnologia como recurso apoiante nessa prática. O objetivo foi avaliar quais contribuições a utilização do aplicativo Plickers promove no processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Física II do Ensino Médio. Fundamentou a práxis docente em autores que apresentam a avaliação como um processo construtivo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem e sua ascensão pela tecnologia. A prática apoiou-se numa pesquisa qualitativa participativa, dentro da Práxis como estrutura metodológica. O tratamento dos resultados gerado pelo aplicativo, fundamentados no processo de avaliação da aprendizagem dos autores citados, culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e do professor, gerando mudanças significativas de postura do professor nas práticas avaliativas para disciplina de Física II do Ensino Médio e numa melhor compreensão da avaliação para o aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem.
id UCS-4_4077e352cdd24c8cc3a38b8a1788034a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2658
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de FísicaAvaliaçãoPlickersTecnologiaEnsino-aprendizagemO presente trabalho consiste numa pesquisa voltada ao processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Física II, o qual utilizou-se a tecnologia como recurso apoiante nessa prática. O objetivo foi avaliar quais contribuições a utilização do aplicativo Plickers promove no processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Física II do Ensino Médio. Fundamentou a práxis docente em autores que apresentam a avaliação como um processo construtivo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem e sua ascensão pela tecnologia. A prática apoiou-se numa pesquisa qualitativa participativa, dentro da Práxis como estrutura metodológica. O tratamento dos resultados gerado pelo aplicativo, fundamentados no processo de avaliação da aprendizagem dos autores citados, culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e do professor, gerando mudanças significativas de postura do professor nas práticas avaliativas para disciplina de Física II do Ensino Médio e numa melhor compreensão da avaliação para o aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/265810.26843/rencima.v11i5.2658Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 146-1642179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2658/1307https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Patrik Marques dosNicot, Yuri ExpósitoMarques, Ataiany dos Santos Veloso2023-05-12T04:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2658Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:21:22Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
title O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
spellingShingle O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
Santos, Patrik Marques dos
Avaliação
Plickers
Tecnologia
Ensino-aprendizagem
title_short O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
title_full O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
title_fullStr O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
title_full_unstemmed O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
title_sort O aplicativo plickers como instrumento de avaliação da aprendizagem no ensino de Física
author Santos, Patrik Marques dos
author_facet Santos, Patrik Marques dos
Nicot, Yuri Expósito
Marques, Ataiany dos Santos Veloso
author_role author
author2 Nicot, Yuri Expósito
Marques, Ataiany dos Santos Veloso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrik Marques dos
Nicot, Yuri Expósito
Marques, Ataiany dos Santos Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Plickers
Tecnologia
Ensino-aprendizagem
topic Avaliação
Plickers
Tecnologia
Ensino-aprendizagem
description O presente trabalho consiste numa pesquisa voltada ao processo de avaliação da aprendizagem da disciplina de Física II, o qual utilizou-se a tecnologia como recurso apoiante nessa prática. O objetivo foi avaliar quais contribuições a utilização do aplicativo Plickers promove no processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Física II do Ensino Médio. Fundamentou a práxis docente em autores que apresentam a avaliação como um processo construtivo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem e sua ascensão pela tecnologia. A prática apoiou-se numa pesquisa qualitativa participativa, dentro da Práxis como estrutura metodológica. O tratamento dos resultados gerado pelo aplicativo, fundamentados no processo de avaliação da aprendizagem dos autores citados, culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e do professor, gerando mudanças significativas de postura do professor nas práticas avaliativas para disciplina de Física II do Ensino Médio e numa melhor compreensão da avaliação para o aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2658
10.26843/rencima.v11i5.2658
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2658
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2658/1307
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 146-164
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131711983616