Influências do sistema de avaliação da CAPES na gestão de egressos do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, alicerçado na teoria da visão baseada em recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Cláudia Prim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187313
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Cláudia PrimMartins, Cibele Barsalini2018-06-22T04:04:37Z2018-06-22T04:04:37Z2017352356https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187313Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017Ao considerar a universidade como fundamental no desenvolvimento econômico e social de um país, torna-se essencial estudar sobre as práticas desta instituição. Tendo sido identificada a necessidade de busca de recursos financeiros pela pós-graduação para financiamento de suas pesquisas, conforme regras ditadas pelo sistema de avaliação regido pela CAPES, os programas de pós-graduação podem fazer uso da Visão Baseada em Recursos, de modo a gerirem melhor seus recursos internos em prol de uma estratégia universitária mais bem fundamentada. Um dos critérios a ser avaliado pelo sistema da CAPES é o modo como um programa de pós-graduação promove a aproximação com seu egresso, devido à possibilidade de retroalimentação de informações que este ex-aluno pode proporcionar a sua instituição. Ao analisar o caso do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), objetivou-se a verificar como o PPGA/UFSC pode potencializar a gestão de egressos, de modo a melhorar seu desempenho no sistema de avaliação da CAPES, alicerçado na teoria da Visão Baseada em Recursos. Para realização desta pesquisa, a filosofia positivista é adotada, bem como uma abordagem dedutiva. Os objetivos caracterizam-se como descritivos e faz-se uso da pesquisa documental e de um estudo de caso como estratégia. Por meio de uma coleta feita com questionários estruturados e de um recorte temporal transversal, a análise dos dados ocorreu por meio da complementaridade das informações obtidas no decorrer da realização desta pesquisa. Como resultados, concluiu-se que há, no PPGA/UFSC, lacunas com relação à gestão de egressos que podem ser supridas por meio de alterações no Portal de Egressos atualmente utilizado na instituição, bem como pela criação de uma Associação de Egressos do programa. Tais proposições levaram em consideração os quatro dos cinco critérios do sistema de avaliação da CAPES que consideram a participação dos egressos, os oito recursos internos do PPGA percebidos como de maior impacto para o programa, além da percepção dos discentes e egressos sobre o tema, a partir da qual foi possível identificar potencialidades e fraquezas na gestão de egressos do PPGA/UFSC. Entende-se que ambas as ações estratégicas propostas são capazes de fertilizar o terreno para promover a aproximação do PPGA/UFSC com seus discentes e egressos, incitando a cultura da gestão de egressos neste contexto institucional.Abstract : Taking into consideration that the university is a fundamental institution in the social and economic development of a nation, it is essential to study the practices of how this institution achieve its goals in a strategic perspective. When the need of capital resources is noticed, fostered by CAPES evaluation system, graduate programs may take into consideration using the Resource Based View, in order to manage more properly internal resources. One aspect that is analyzed by CAPES evaluation system is the alumni and how the university promote an approach between the institution and these alumni. This aspect is important since alumni may give feedback about labor market and the efficiency of the graduate program. In this perspective, the Graduate Program of Administration (Pós-Graduação em Administração - PPGA) from Federal University of Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) was chosen to be investigated. Therefore, the main goal of this research consists in empower the alumni management throught the development of a system to help this graduate program and, in doing so, also attend the criteria from CAPES evaluation system. To realize this research, a positivist philosophy was adopted, as well as a deductive approach. The objectives are characterized as descriptive. Also, documental research and a case study are adopted as strategies. Questionaries were applies, aligned with a cross-sectional time horizon. Complementarity is how the obtained data will be analyzed is this research, in order to achieve the proposed goals. As results, it was possible to identify gaps in the alumni management realized by the studied graduate program, which can be reduced by implementing some improvements in the Alumni Portal used in the university but also creating an Alumni Association. These propositions took into consideration four from five criteria from CAPES evaluation system that are related to alumni, eight internal resources considered as the most important in the context of this specific graduate program, besides the perception of alumni and academic students, from which some strengths and weakness were perceived related to alumni management at PPGA. Both proposed strategic actions are understood as a path to promote an approximation between the studied graduate program and its alumni, which produce an environment where alumni management is possible.190 p.| il., gráfs., tabs.porAdministraçãoEnsino superiorInfluências do sistema de avaliação da CAPES na gestão de egressos do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, alicerçado na teoria da visão baseada em recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD1039-D.pdfPCAD1039-D.pdfapplication/pdf1590810https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187313/-1/PCAD1039-D.pdf5a776c0f0949a95962004dc6c7ec376dMD5-1123456789/1873132018-06-22 01:04:37.469oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187313Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-22T04:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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