Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tânia Regina Tavares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179786
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
id UFSC_d481b224e00bd803d2973acf71c34a66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179786
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de casoAdministraçãoAdministração públicaGestão por processosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.Processo pode ser visto com um conjunto de atividades das organizações administrativas, e servem para sintetizar as atividades desenvolvidas nestas organizações. Diante desta colocação, este trabalho tem por objetivo analisar a gestão de processos das Coordenadorias de Apoio Administrativo (CAAs) dos Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descrevendo as principais rotinas nos processos das CAAs, identificando como são distribuídas essas atividades, os pontos críticos na execução da gestão de processos e por fim propondo melhorias na gestão de processos das Unidades em estudo. Esta pesquisa fundamenta-se em administração pública, gestão universitária, gestão de processos, processos e concepções sobre qualidade dos serviços e está inserida na linha de pesquisa ?Sistemas de Avaliação e Gestão Acadêmica? do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária ? Mestrado Profissional (PPGAU). A Metodologia caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresenta uma abordagem qualitativa, de classificação aplicada, caracterizada também como pesquisa descritiva, tendo como fonte de informação entrevistas semiestruturadas realizadas com os CAAs dos Centros de Ensino da UFSC, mediante pesquisa documental e observação participante, visando o bom funcionamento destas Coordenadorias. Pode-se afirmar que este objetivo geral foi atingido na medida em que foi elaborado um instrumento de avaliação, num modelo simplificado, desenvolvido para a realidade das coordenadorias que foram estudadas. Os resultados foram apresentados a partir do estudo do Caso: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, onde foi desenvolvida esta pesquisa, em seguida a Coordenadoria de Apoio Administrativo, onde foram identificados 21 processos comuns a todas as CAAs, sendo descritas todas as atividades decorrentes destes processos, resultando em propostas de melhorias que possibilitem a identificação e descrição das atividades e num modelo de manual de rotinas administrativas.<br>Abstract : A process can be seen as a set of activities of the administrative organizations, and serve to synthesize the activities developed in these organizations. This work aims to evaluate the process management of the Administrative Support Coordinators (CAAs) of the Teaching Centers of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), describing the main routines in the CAA processes, identifying how these activities are distributed, the critical points in the execution of process management and finally proposing improvements in the process management of the Units under study. This study is based on public administration, university management, process management, processes and conceptions about quality of services and is inserted in the research line "Evaluation Systems and Academic Management" of the Postgraduate Program in University Administration - Professional Master's (PPGAU). The methodology is characterized by being a case study, presents a qualitative approach, applied classification, also characterized as descriptive research, having as a source of information semi-structured interviews conducted with the CAE of the Teaching Centers of UFSC, through documentary research and observation Participant, aiming at the proper functioning of these Coordinators. It can be affirmed that this general objective was achieved insofar as an evaluation instrument was elaborated, in a simplified model, developed for the reality of the coordinates that were studied. The results were presented from the case study: FEDERAL UNIVERSITY OF SANTA CATARINA, where this research was developed, followed by the Administrative Support Coordination, which identified 21 processes common to all CAAs, describing all activities resulting from these processes. Resulting in proposals for improvements that enable the identification and description of activities and in a manual model of administrative routines.Nunes, Rogério da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Tânia Regina Tavares2017-09-26T04:18:19Z2017-09-26T04:18:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 p.| il.application/pdf348294https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179786porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-26T04:18:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179786Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-26T04:18:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
title Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
Fernandes, Tânia Regina Tavares
Administração
Administração pública
Gestão por processos
title_short Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
title_full Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
title_sort Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso
author Fernandes, Tânia Regina Tavares
author_facet Fernandes, Tânia Regina Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Rogério da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tânia Regina Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Administração pública
Gestão por processos
topic Administração
Administração pública
Gestão por processos
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26T04:18:19Z
2017-09-26T04:18:19Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348294
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179786
identifier_str_mv 348294
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952217653248