Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Soares dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241062
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
id UFSC_d4dce802393e2ece6e9f39328f10f737
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241062
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitáriosEnfermagemCOVID-19Hospitais universitáriosTécnicos em enfermagemAuxiliares de enfermagemBurnout (Psicologia)Esgotamento profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.Com a chegada da pandemia de COVID-19, ocorreram múltiplos impactos à assistência em saúde e ao ambiente de prática dos profissionais frente ao aumento exponencial das demandas de cuidado aos pacientes acometidos pelo vírus SARS-coV-2. A enfermagem se destaca por atuar diretamente na linha de frente durante a pandemia e estes profissionais estão expostos a inúmeros estressores que podem prejudicar a saúde mental e física no trabalho. O objetivo deste trabalho é analisar o ambiente de prática profissional e os níveis de Burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários brasileiros. Trata-se de um estudo transversal, analítico e correlacional, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado com profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem que atuaram diretamente com pacientes COVID-19 em dez Hospitais Universitários de todas as regiões brasileiras durante a pandemia, mediante aceite e preenchimento de um questionário semiestruturado via e-mail contendo caracterização pessoal, profissional, Inventário de Burnout de Maslach (IBM) e Practice Environment Scale (PES). Os dados foram coletados entre janeiro e dezembro de 2021 e análise ocorreu por meio de estatística descritiva. A maior parte dos técnicos e auxiliares de enfermagem de enfermagem referem estar satisfeitos com seu trabalho, não tem intenção de deixa-lo no próximo ano e caracterizam seu ambiente de prática como favorável em todas as regiões brasileiras. Já quanto aos índices de Burnout, foi constatado que os técnicos e auxiliares apresentam nível moderado para as três subescalas do IBM. Quando analisadas as relações entre o ambiente de prática profissional e Burnout, observou-se associação entre trabalhadores que avaliaram favoravelmente o ambiente de prática com níveis de baixa exaustão emocional e despersonalização e alta realização profissional, assim como aqueles que avaliaram ambiente de prática como desfavorável com alta exaustão emocional e despersonalização e baixa realização profissional. Conclui-se que mesmo sob condições potencialmente desfavoráveis trazidas pelo contexto crítico da pandemia provocando privação de recursos humanos e materiais, os profissionais caracterizaram seu ambiente de prática como favorável, no entanto com um percentual significativo de trabalhadores com indicativos para desenvolver a Síndrome de Burnout (níveis altos de exaustão emocional e despersonalização e baixos de realização profissional). Ainda, conclui-se que um ambiente de prática mais favorável está associado com menor risco de desenvolver o Burnout.Abstract: With the arrival of the COVID-19 pandemic, there were multiple impacts on healthcare and on the practice environment of professionals in view of the exponential increase in care demands for patients affected by the SARS-coV-2 virus. Nursing stands out for acting directly on the front line during the pandemic, and these professionals are exposed to numerous stressors that can harm mental and physical health at work. The aim of this work is to analyze the professional practice environment and levels of Burnout among nursing technicians and assistants during the COVID-19 pandemic in Brazilian university hospitals. This is a cross-sectional, analytical and correlational study with a quantitative approach. The study was carried out with nursing technicians and assistants who worked directly with COVID-19 patients in ten University Hospitals in all Brazilian regions during the pandemic. The participants were invited to complete a semi-structured questionnaire via email containing personal and professional data, the Inventory Maslach Burnout (IMB) and the Practice Environment Scale (PES). Data were collected between January and December 2021 and analysis was performed using descriptive statistics. Most nursing technicians and nursing assistants report being satisfied with their work, do not intend to leave it in the next year and characterize their practice environment as favorable in all Brazilian regions. As for Burnout levels, it was found that technicians and assistants have a moderate level for the three subscales of the IMB. When analyzing the relation between the professional practice environment and Burnout, an association was observed between workers who favorably evaluated the practice environment with levels of low emotional exhaustion and depersonalization and high professional achievement, as well as those who evaluated the practice environment as unfavorable with high emotional exhaustion, depersonalization and low professional achievement. It is concluded that even under potentially unfavorable conditions brought by the critical context of the pandemic, which caused deprivation of human and material resources, the professionals characterized their practice environment as favorable, however with a significant percentage of workers with indications to develop Burnout Syndrome (high levels of emotional exhaustion and depersonalization and low levels of professional achievement). Furthermore, it is concluded that a more favorable practice environment is associated with a lower risk of developing Burnout.Santos, José Luís Guedes dosFreitas, Etiane OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Lucas Soares dos2022-10-21T17:03:50Z2022-10-21T17:03:50Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 p.| il.application/pdf378694https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241062porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:03:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241062Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:03:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
title Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
spellingShingle Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
Santos, Lucas Soares dos
Enfermagem
COVID-19
Hospitais universitários
Técnicos em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
Burnout (Psicologia)
Esgotamento profissional
title_short Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
title_full Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
title_fullStr Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
title_full_unstemmed Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
title_sort Ambiente de prática profissional e burnout entre técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários
author Santos, Lucas Soares dos
author_facet Santos, Lucas Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Luís Guedes dos
Freitas, Etiane Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
COVID-19
Hospitais universitários
Técnicos em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
Burnout (Psicologia)
Esgotamento profissional
topic Enfermagem
COVID-19
Hospitais universitários
Técnicos em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
Burnout (Psicologia)
Esgotamento profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T17:03:50Z
2022-10-21T17:03:50Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378694
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241062
identifier_str_mv 378694
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084681113600