Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Heliane Alves de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190927
Resumo: A educação escolar das crianças surdas deve ser ofertada nas escolas inclusivas, ou não? Esta pesquisa, cujo título é “Políticas Públicas na Educação dos Surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem”, analisou três eixos da educação dos surdos, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: O que diz (as políticas públicas de educação inclusiva, vigentes); O que faz (como estas políticas se materializam nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte); O que os surdos querem (o ponto de vista, político e educacional, dos surdos, envolvidos nesse processo). Esse estudo empregou a abordagem qualitativa e utilizou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com profissionais da educação, dando ênfase nos depoimentos das pessoas surdas. Para analisar os dados, buscou-se confrontar os discursos apresentados pelas partes envolvidas, verificando as contradições existentes entre o que se diz, o que se faz e o que as pessoas surdas almejam. Os resultados evidenciaram que a Instância Estadual diz subsidiar a educação dos surdos considerando, principalmente, as diretrizes educacionais indicadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A Rede Municipal de Belo Horizonte, que segue a mesma Diretriz, diz que promove o ensino para as crianças surdas, por meio de ações que subsidia a oferta do ensino da Libras e em Libras; oferta de Atendimentos Educacionais Especiais - AEE, propiciando o apoio educacional complementar necessário para atender às necessidades educacionais desses alunos. Os profissionais surdos revelam que as ações implementadas (o que se faz) não atendem às especificidades desses alunos e, por fim, indicam que os surdos almejam uma educação bilíngue. A pesquisa apontou que há necessidade de se repensar as políticas públicas para a educação dos surdos, considerando o ponto de vista, político e educacional, apresentado pela Comunidade Surda, buscando ressignificar o espaço educacional das crianças surdas, assegurando-lhes o direito à educação que reconheça as diferenças linguísticas, pedagógicas e culturais, ou seja, a oferta de uma educação bilíngue.
id UFSC_d6d5a67410c2d09241f0cda449facd79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...Educação bilíngue para surdosPolíticas públicas de educação inclusivaComunidade surdaIdentidade surdaCultura surdaA educação escolar das crianças surdas deve ser ofertada nas escolas inclusivas, ou não? Esta pesquisa, cujo título é “Políticas Públicas na Educação dos Surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem”, analisou três eixos da educação dos surdos, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: O que diz (as políticas públicas de educação inclusiva, vigentes); O que faz (como estas políticas se materializam nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte); O que os surdos querem (o ponto de vista, político e educacional, dos surdos, envolvidos nesse processo). Esse estudo empregou a abordagem qualitativa e utilizou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com profissionais da educação, dando ênfase nos depoimentos das pessoas surdas. Para analisar os dados, buscou-se confrontar os discursos apresentados pelas partes envolvidas, verificando as contradições existentes entre o que se diz, o que se faz e o que as pessoas surdas almejam. Os resultados evidenciaram que a Instância Estadual diz subsidiar a educação dos surdos considerando, principalmente, as diretrizes educacionais indicadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A Rede Municipal de Belo Horizonte, que segue a mesma Diretriz, diz que promove o ensino para as crianças surdas, por meio de ações que subsidia a oferta do ensino da Libras e em Libras; oferta de Atendimentos Educacionais Especiais - AEE, propiciando o apoio educacional complementar necessário para atender às necessidades educacionais desses alunos. Os profissionais surdos revelam que as ações implementadas (o que se faz) não atendem às especificidades desses alunos e, por fim, indicam que os surdos almejam uma educação bilíngue. A pesquisa apontou que há necessidade de se repensar as políticas públicas para a educação dos surdos, considerando o ponto de vista, político e educacional, apresentado pela Comunidade Surda, buscando ressignificar o espaço educacional das crianças surdas, assegurando-lhes o direito à educação que reconheça as diferenças linguísticas, pedagógicas e culturais, ou seja, a oferta de uma educação bilíngue.PUC-MG2018-10-30T18:38:49Z2018-10-30T18:38:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Heliane Alves de Carvalho. Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem... 2014. 366 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2014. Orientador: Dr. Carlos Roberto Jamil Curyhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190927COSTA, Heliane Alves de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T18:38:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T18:38:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
title Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
spellingShingle Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
COSTA, Heliane Alves de Carvalho
Educação bilíngue para surdos
Políticas públicas de educação inclusiva
Comunidade surda
Identidade surda
Cultura surda
title_short Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
title_full Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
title_fullStr Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
title_full_unstemmed Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
title_sort Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem...
author COSTA, Heliane Alves de Carvalho
author_facet COSTA, Heliane Alves de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Heliane Alves de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue para surdos
Políticas públicas de educação inclusiva
Comunidade surda
Identidade surda
Cultura surda
topic Educação bilíngue para surdos
Políticas públicas de educação inclusiva
Comunidade surda
Identidade surda
Cultura surda
description A educação escolar das crianças surdas deve ser ofertada nas escolas inclusivas, ou não? Esta pesquisa, cujo título é “Políticas Públicas na Educação dos Surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem”, analisou três eixos da educação dos surdos, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: O que diz (as políticas públicas de educação inclusiva, vigentes); O que faz (como estas políticas se materializam nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte); O que os surdos querem (o ponto de vista, político e educacional, dos surdos, envolvidos nesse processo). Esse estudo empregou a abordagem qualitativa e utilizou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com profissionais da educação, dando ênfase nos depoimentos das pessoas surdas. Para analisar os dados, buscou-se confrontar os discursos apresentados pelas partes envolvidas, verificando as contradições existentes entre o que se diz, o que se faz e o que as pessoas surdas almejam. Os resultados evidenciaram que a Instância Estadual diz subsidiar a educação dos surdos considerando, principalmente, as diretrizes educacionais indicadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A Rede Municipal de Belo Horizonte, que segue a mesma Diretriz, diz que promove o ensino para as crianças surdas, por meio de ações que subsidia a oferta do ensino da Libras e em Libras; oferta de Atendimentos Educacionais Especiais - AEE, propiciando o apoio educacional complementar necessário para atender às necessidades educacionais desses alunos. Os profissionais surdos revelam que as ações implementadas (o que se faz) não atendem às especificidades desses alunos e, por fim, indicam que os surdos almejam uma educação bilíngue. A pesquisa apontou que há necessidade de se repensar as políticas públicas para a educação dos surdos, considerando o ponto de vista, político e educacional, apresentado pela Comunidade Surda, buscando ressignificar o espaço educacional das crianças surdas, assegurando-lhes o direito à educação que reconheça as diferenças linguísticas, pedagógicas e culturais, ou seja, a oferta de uma educação bilíngue.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-10-30T18:38:49Z
2018-10-30T18:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Heliane Alves de Carvalho. Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem... 2014. 366 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2014. Orientador: Dr. Carlos Roberto Jamil Cury
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190927
identifier_str_mv COSTA, Heliane Alves de Carvalho. Políticas públicas na educação dos surdos: o que se diz, o que se faz, o que os surdos querem... 2014. 366 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2014. Orientador: Dr. Carlos Roberto Jamil Cury
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-MG
publisher.none.fl_str_mv PUC-MG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652278133948416