Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betat, Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67899
Resumo: O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.
id UFRGS-2_5f3690b83f0a2b34e10ecdb0bec93e4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Betat, Carolina dos SantosThoma, Adriana da Silva2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67899000873870O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.application/pdfporEducação bilíngueSurdoCulturaPropostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873870.pdf000873870.pdfTexto completoapplication/pdf312552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/1/000873870.pdfd222452702a1af3ed1436e2c58c3f82aMD51TEXT000873870.pdf.txt000873870.pdf.txtExtracted Texttext/plain53413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/2/000873870.pdf.txtf24f53a4ad7decfacfffad6be836fee3MD52THUMBNAIL000873870.pdf.jpg000873870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/3/000873870.pdf.jpgb8eda4f9fcc1d02c65a270e9802f6512MD5310183/678992018-10-15 07:52:52.915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
title Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
spellingShingle Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
Betat, Carolina dos Santos
Educação bilíngue
Surdo
Cultura
title_short Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
title_full Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
title_fullStr Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
title_full_unstemmed Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
title_sort Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
author Betat, Carolina dos Santos
author_facet Betat, Carolina dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betat, Carolina dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
contributor_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Surdo
Cultura
topic Educação bilíngue
Surdo
Cultura
description O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873870
url http://hdl.handle.net/10183/67899
identifier_str_mv 000873870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/1/000873870.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/2/000873870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/3/000873870.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d222452702a1af3ed1436e2c58c3f82a
f24f53a4ad7decfacfffad6be836fee3
b8eda4f9fcc1d02c65a270e9802f6512
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101933355008