Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67899 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda. |
id |
UFRGS-2_5f3690b83f0a2b34e10ecdb0bec93e4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67899 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Betat, Carolina dos SantosThoma, Adriana da Silva2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67899000873870O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.application/pdfporEducação bilíngueSurdoCulturaPropostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873870.pdf000873870.pdfTexto completoapplication/pdf312552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/1/000873870.pdfd222452702a1af3ed1436e2c58c3f82aMD51TEXT000873870.pdf.txt000873870.pdf.txtExtracted Texttext/plain53413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/2/000873870.pdf.txtf24f53a4ad7decfacfffad6be836fee3MD52THUMBNAIL000873870.pdf.jpg000873870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/3/000873870.pdf.jpgb8eda4f9fcc1d02c65a270e9802f6512MD5310183/678992018-10-15 07:52:52.915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
title |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
spellingShingle |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS Betat, Carolina dos Santos Educação bilíngue Surdo Cultura |
title_short |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
title_full |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
title_fullStr |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
title_full_unstemmed |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
title_sort |
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS |
author |
Betat, Carolina dos Santos |
author_facet |
Betat, Carolina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betat, Carolina dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
contributor_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue Surdo Cultura |
topic |
Educação bilíngue Surdo Cultura |
description |
O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:44:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67899 |
identifier_str_mv |
000873870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/1/000873870.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/2/000873870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67899/3/000873870.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d222452702a1af3ed1436e2c58c3f82a f24f53a4ad7decfacfffad6be836fee3 b8eda4f9fcc1d02c65a270e9802f6512 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101933355008 |