A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190823
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem matemática de alunos surdos. Visa também, investigar as interações de aprendizes surdos com situações de aprendizagem envolvendo a construção de expressões algébricas com uma ferramenta digital, o micromundo matemático Mathsticks, que possibilita a programação de sequências de padrões figurativas, utilizando uma tartaruga e seus movimentos. Planejamos uma sequência de atividades, apoiados na metodologia Design Experiments, que tem como base estudar os processos de ensino pelo qual aprendizes apropriam-se de ideias matemáticas, junto com práticas que sustentem esses processos. Como fundamentação teórica, escolhemos utilizar as ideais de Radford a respeito do pensamento algébrico e os diferentes tipos de generalização: algébricas, aritméticas e induções ingênuas. Participaram deste estudo, seis alunos do 9º ano com idades entre 18 e 31 anos e com diferentes domínios da língua brasileira de sinais. Os resultados indicam que a interação com o micromundo Mathsticks motivou os alunos para criar generalizações algébricas e para trabalhar com a noção de número indeterminado, que distingue pensamento algébrico do pensamento aritmético. Nos cenários de aprendizagem possibilitados pelo software, os alunos aproveitaram a oportunidade de expressar sistematicamente as suas ideias matemáticas em formas visuais-espaciais, usando a língua de sinais e as ferramentas do micromundo. O feedback, na forma do comportamento da tartaruga, ofereceu aos alunos uma forma independente de testar essas ideias e o uso de variáveis na programação da tartaruga serviu como um meio, quase concreto, de representar e discutir números indeterminados.
id UFSC_d6e990033fa8c9b53404a21a7d3bdd41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190823
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo MathsticksEducação matemáticaInclusãoMicromundosPensamento AlgébricoAlunos surdosGeneralizaçãoEste trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem matemática de alunos surdos. Visa também, investigar as interações de aprendizes surdos com situações de aprendizagem envolvendo a construção de expressões algébricas com uma ferramenta digital, o micromundo matemático Mathsticks, que possibilita a programação de sequências de padrões figurativas, utilizando uma tartaruga e seus movimentos. Planejamos uma sequência de atividades, apoiados na metodologia Design Experiments, que tem como base estudar os processos de ensino pelo qual aprendizes apropriam-se de ideias matemáticas, junto com práticas que sustentem esses processos. Como fundamentação teórica, escolhemos utilizar as ideais de Radford a respeito do pensamento algébrico e os diferentes tipos de generalização: algébricas, aritméticas e induções ingênuas. Participaram deste estudo, seis alunos do 9º ano com idades entre 18 e 31 anos e com diferentes domínios da língua brasileira de sinais. Os resultados indicam que a interação com o micromundo Mathsticks motivou os alunos para criar generalizações algébricas e para trabalhar com a noção de número indeterminado, que distingue pensamento algébrico do pensamento aritmético. Nos cenários de aprendizagem possibilitados pelo software, os alunos aproveitaram a oportunidade de expressar sistematicamente as suas ideias matemáticas em formas visuais-espaciais, usando a língua de sinais e as ferramentas do micromundo. O feedback, na forma do comportamento da tartaruga, ofereceu aos alunos uma forma independente de testar essas ideias e o uso de variáveis na programação da tartaruga serviu como um meio, quase concreto, de representar e discutir números indeterminados.UNIPAN2018-10-28T05:27:12Z2018-10-28T05:27:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Kauan Espósito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2012. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria Healyhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190823CONCEIÇÃO, Kauan Espósito daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-28T05:27:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-28T05:27:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
title A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
spellingShingle A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da
Educação matemática
Inclusão
Micromundos
Pensamento Algébrico
Alunos surdos
Generalização
title_short A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
title_full A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
title_fullStr A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
title_full_unstemmed A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
title_sort A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks
author CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da
author_facet CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Inclusão
Micromundos
Pensamento Algébrico
Alunos surdos
Generalização
topic Educação matemática
Inclusão
Micromundos
Pensamento Algébrico
Alunos surdos
Generalização
description Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem matemática de alunos surdos. Visa também, investigar as interações de aprendizes surdos com situações de aprendizagem envolvendo a construção de expressões algébricas com uma ferramenta digital, o micromundo matemático Mathsticks, que possibilita a programação de sequências de padrões figurativas, utilizando uma tartaruga e seus movimentos. Planejamos uma sequência de atividades, apoiados na metodologia Design Experiments, que tem como base estudar os processos de ensino pelo qual aprendizes apropriam-se de ideias matemáticas, junto com práticas que sustentem esses processos. Como fundamentação teórica, escolhemos utilizar as ideais de Radford a respeito do pensamento algébrico e os diferentes tipos de generalização: algébricas, aritméticas e induções ingênuas. Participaram deste estudo, seis alunos do 9º ano com idades entre 18 e 31 anos e com diferentes domínios da língua brasileira de sinais. Os resultados indicam que a interação com o micromundo Mathsticks motivou os alunos para criar generalizações algébricas e para trabalhar com a noção de número indeterminado, que distingue pensamento algébrico do pensamento aritmético. Nos cenários de aprendizagem possibilitados pelo software, os alunos aproveitaram a oportunidade de expressar sistematicamente as suas ideias matemáticas em formas visuais-espaciais, usando a língua de sinais e as ferramentas do micromundo. O feedback, na forma do comportamento da tartaruga, ofereceu aos alunos uma forma independente de testar essas ideias e o uso de variáveis na programação da tartaruga serviu como um meio, quase concreto, de representar e discutir números indeterminados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-10-28T05:27:12Z
2018-10-28T05:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2012. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria Healy
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190823
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Kauan Espósito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2012. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria Healy
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAN
publisher.none.fl_str_mv UNIPAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652241636163584