Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Solange H. A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Healy,Lulu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300004
Resumo: Neste artigo exploramos as práticas matemáticas de apren dizes surdos. Mais especificamente, procuramos identificar como aprendizes que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, uma língua visuogestual, expressam generalizações matemáticas. Começamos com um breve histórico de como esta língua integrou-se a educação dos surdos. Na sequência, apresentamos alguns construtos oriundos da Psicologia Soviética que orientam nossas atividades de pesquisa. Finalmente, a partir de evidências procedentes do trabalho de um grupo de alunos surdos envolvidos em tarefas de generalização de padrões, analisamos a emergência do pensamento algébrico em suas práticas matemáticas.
id CEDES-2_1c7b10f65f4ad2f0573db715b858e1a8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622013000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdosAlunos surdosPensamento algébricoLíngua de sinaisPráticas matemáticasGeneralizaçãoNeste artigo exploramos as práticas matemáticas de apren dizes surdos. Mais especificamente, procuramos identificar como aprendizes que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, uma língua visuogestual, expressam generalizações matemáticas. Começamos com um breve histórico de como esta língua integrou-se a educação dos surdos. Na sequência, apresentamos alguns construtos oriundos da Psicologia Soviética que orientam nossas atividades de pesquisa. Finalmente, a partir de evidências procedentes do trabalho de um grupo de alunos surdos envolvidos em tarefas de generalização de padrões, analisamos a emergência do pensamento algébrico em suas práticas matemáticas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300004Cadernos CEDES v.33 n.91 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000300004info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Solange H. A.Healy,Lulupor2013-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-12-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
title Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
spellingShingle Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
Fernandes,Solange H. A.
Alunos surdos
Pensamento algébrico
Língua de sinais
Práticas matemáticas
Generalização
title_short Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
title_full Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
title_fullStr Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
title_full_unstemmed Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
title_sort Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
author Fernandes,Solange H. A.
author_facet Fernandes,Solange H. A.
Healy,Lulu
author_role author
author2 Healy,Lulu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Solange H. A.
Healy,Lulu
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos surdos
Pensamento algébrico
Língua de sinais
Práticas matemáticas
Generalização
topic Alunos surdos
Pensamento algébrico
Língua de sinais
Práticas matemáticas
Generalização
description Neste artigo exploramos as práticas matemáticas de apren dizes surdos. Mais especificamente, procuramos identificar como aprendizes que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, uma língua visuogestual, expressam generalizações matemáticas. Começamos com um breve histórico de como esta língua integrou-se a educação dos surdos. Na sequência, apresentamos alguns construtos oriundos da Psicologia Soviética que orientam nossas atividades de pesquisa. Finalmente, a partir de evidências procedentes do trabalho de um grupo de alunos surdos envolvidos em tarefas de generalização de padrões, analisamos a emergência do pensamento algébrico em suas práticas matemáticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622013000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.33 n.91 2013
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605831389184