Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Victor Hugo Aurélio de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159439
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d6effca46ded56b816a0ec2a2c446337
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159439
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivistaEngenharia de produçãoAdministração de projetosEmpresas multinacionaisAdministraçãoMarketingProcesso decisórioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015.A habilidade das empresas em identificar as novas demandas do mercado, convertê-las em projetos e concretiza-las em vendas é chave para o sucesso. Diante deste contexto, a área de Vendas e Marketing (V&M) é a principal responsável por liderar este processo nas empresas. Ciente desta responsabilidade, essas áreas tornam-se imprescindíveis para que a competitividade seja assegurada e a geração de resultados crescente, já que V&M têm por fim direcionar o desenvolvimento de novos produtos e garantir que o mercado absorva e se satisfaça com o que é oferecido. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo construir um modelo de Avaliação de Desempenho para o apoio à gestão de projetos de Vendas e Marketing de uma indústria multinacional baseado nos valores e percepções do gestor por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). Para que esse objetivo seja atingido, empregou-se primeiramente o processo Knowledge Development Process ? Construtivist (ProKnow-C), de modo a construir no pesquisador o conhecimento acerca do tema avaliação de desempenho na gestão de projetos por meio da seleção e análise de um conjunto de artigos proeminentes composto por 19 publicações. Sob esse mesmo conjunto, foi realizada a análise sistêmica da literatura à luz da Avaliação de Desempenho, possibilitando a elaboração de uma pergunta de pesquisa. Em seguida, empregou-se a MCDA-C para a construção de um modelo de Avaliação de Desempenho que apoie o processo de gestão de projetos na Embraco, por meio do qual se permitiu avaliar a estrutura organizacional e formular recomendações por meio da abordagem construtivista. A construção do modelo permitiu a construção do conhecimento no gestor, o qual apoia seu processo de tomada de decisão. Ao longo das etapas de desenvolvimento do modelo, duas áreas de preocupações foram delimitadas, as quais agruparam 59 conceitos e geraram 38 descritores, com base nos quais se avaliou o status quo do contexto (74 pontos) e se propôs ações de melhoria. A relevância deste trabalho se dá sob os aspectos científicos práticos e teóricos, uma vez que explora um tema que é cada vez mais crescente nas organizações e que ainda demonstra muitas oportunidades de amadurecimento no campo da pesquisa.<br>Abstract : The ability of companies to identify new market demand, to convert it into projects and to confirm it into sales is a key factor to the business success. Given this context, the area of Sales and Marketing (S&M) is the main responsible for leading this process. Aware of this responsibility, S&M areas has consolidated as essential to ensure competitiveness and achievement of increasing results, once this area is oriented to drive new products development and ensure that the market absorbs and get satisfied with the offer. Thus, this study aimed to develop a performance evaluation model through the Multicriteria Methodology Decision Aiding - Constructivist (MCDA-C) to aid the project management process of a multinational industry based on manager´s values and perceptions. To reach this objective, first was employed the Knowledge Development Process - Construtivist (ProKnow-C), in order to build knowledge on researcher about performance evaluation applied in project management field through the selection and analysis of a prominent set of 19 articles. This set of articles was later analyzed in the light of Performance Evaluation, enabling the formulation of a research question. The next step employed MCDA-C methodology for the construction of a performance evaluation model that supports Embraco project management process and through which it is possible to evaluate the organizational structure and raise recommendations based on constructivist approach. The model development allowed the construction of a body knowledge which supports the manager decision-making process. Along the model development two areas of concern were defined, which grouped 59 concepts and generated 38 indicators. Based on it, the context status quo was evaluated in 74 points and improvement actions were proposed. The relevance of this work takes place in the practical and theoretical scientific aspects, as it explores a topic that is increasingly growing in organizations and which still presents a lot of opportunities in research.Ensslin, Sandra RolimLacerda, Rogério Tadeu de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Victor Hugo Aurélio de2016-02-23T04:08:46Z2016-02-23T04:08:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337536https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159439porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159439Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
title Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
spellingShingle Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
Souza, Victor Hugo Aurélio de
Engenharia de produção
Administração de projetos
Empresas multinacionais
Administração
Marketing
Processo decisório
title_short Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
title_full Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
title_fullStr Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
title_sort Avaliação de desempenho no apoio à gestão de projetos de vendas e marketing de uma indústria multinacional: desenvolvimento de um modelo construtivista
author Souza, Victor Hugo Aurélio de
author_facet Souza, Victor Hugo Aurélio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Lacerda, Rogério Tadeu de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Victor Hugo Aurélio de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Administração de projetos
Empresas multinacionais
Administração
Marketing
Processo decisório
topic Engenharia de produção
Administração de projetos
Empresas multinacionais
Administração
Marketing
Processo decisório
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-23T04:08:46Z
2016-02-23T04:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337536
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159439
identifier_str_mv 337536
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652169266593792