O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Della Flora, Maristela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação InfantilEducaçãoBrincadeirasCriançasEducação infantilNaturezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo analisar o brincar das crianças com elementos da natureza no espaço do parque. Com a compreensão que as crianças enquanto seres constituídos da natureza e cultura exploram e experimentam os mais diversos espaços e materiais, onde constroem enredos originários da cultura as quais estão inseridas. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis, com um grupo de 21 crianças, 11 meninas e 10 meninos, de 4 a 6 anos de idade. O percurso do estudo etnográfico teve as crianças como as principais informantes da pesquisa, utilizando os procedimentos de observação participante, registros de campo escritos e fotográficos. A pesquisa demonstrou que as crianças têm grande interesse nos elementos naturais encontrados no parque, os mesmos favorecem sua imaginação e qualificam as brincadeiras, potencializam a criatividade e expandem o viver. O espaço do parque possibilita o acesso e exploração de diferentes elementos naturais permanentes, mas em constante transformação e outros eventuais, brincadeiras mais autônomas, e que envolvem movimentos mais amplos. O estudo reitera o entrelaçamento da brincadeira e da imaginação como constitutivas no processo de humanização e considera as unidades de Educação Infantil como espaços públicos que acolhem diferentes crianças vindas de diferentes realidades sociais, por ser um espaço de enriquecimento e garantia do contato com os elementos naturais cada vez mais privatizados e mercantilizados, contrapondo-se a cultura do plástico e descartável. Na medida em que possibilita para as crianças diferentes experiências comuns na infância e em contato com elementos da natureza, mas que têm sido cada vez mais raras, pois a indústria da mercadoria, do plástico, do descartável tem entrado com toda força também nesses espaços.Abstract: This masters level research aimed to analyze children's play with elements of nature in the space of the park. With the understanding that children as beings constituted of nature and culture explore and experience the most diverse spaces and materials, where they construct entanglements originating from the culture to which they are inserted. The work was carried out in a kindergarten institution of Florianópolis municipal public network, with a group of 21 children, 11 girls and 10 boys, from 4 to 6 years of age. The course of the ethnographic study had the children as the main informants of the research, using participant observation procedures, written and photographic field records. Research has shown that children have great interest in the natural elements found in the park, they favor their imagination and qualify the play, enhance creativity and expand living. The space of the park allows the access and exploration of different natural elements, but in constant transformation and other eventual, more autonomous games, and involving more extensive movements. The study reiterates the interplay of play and imagination as constitutive in the process of humanization and considers the units of Early Childhood Education as public spaces that welcome different children coming from different social realities, since it is a space of enrichment and guarantee of contact with the natural elements increasingly privatized and commodified, opposing the culture of plastic and disposable. In so far as it allows children different experiences common in childhood and in contact with elements of nature, but which have been increasingly rare, because the industry of the commodity, the plastic, the disposable has entered with all force also in these spaces.Agostinho, Kátia AdairUniversidade Federal de Santa CatarinaDella Flora, Maristela2020-10-21T21:07:54Z2020-10-21T21:07:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p.| il.application/pdf368216https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214614porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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