Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolato, Márcia Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_d70c62cbeb11a3730e7096985fa2e877
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201631
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância“A boa alfabetização é a chave do sucesso para toda a vida educacional de crianças e jovens”, afirma a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Com vistas a garantir uma boa alfabetização das crianças, o MEC publica a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular em 2017, antecipando em um ano o fim do ciclo de alfabetização. Dessa forma, torna-se relevante, em um momento de transição de proposta, analisar e tecer reflexões sobre a formação de professores pedagogos em Alfabetização e Letramento desenvolvida em um Curso de Pedagogia. A análise e as reflexões serão fundamentadas em documentos reguladores como as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular de Santa Catarina, bem como nos estudos de linguagens e mídias desenvolvidos neste curso de especialização. O objeto de pesquisa trata da disciplina de Alfabetização e Letramento da terceira fase do Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UDESC, que tem como objetivo promover a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação.“Good literacy is the key to success for the entire educational life of children and young people,” says Maria Helena Guimarães de Castro, executive secretary of the Ministry of Education. In order to ensure good literacy of children, MEC publishes the third version of the Common National Curriculum Base in 2017, anticipating by one year the end of the literacy cycle. Thus, it becomes relevant, in a moment of proposal transition, to analyze and to make reflections on the formation of pedagogical teachers in Literacy and Literacy developed in a Pedagogy Course. The analysis and reflections will be based on regulatory documents such as the National Curriculum Guidelines, the Common National Curriculum Base and the Santa Catarina Curriculum Proposal, as well as the studies of languages and media developed in this specialization course. The research object deals with the Literacy and Literacy discipline of the third phase of the UDESC Distance Education Pedagogy Course, which aims to promote the initial formation for the teaching practice, mainly in the kindergarten and in the Early Years of Elementary School, with emphasis on the appropriation of Information and Communication Technologies.Florianópolis, SCVolcão, Cristiane LazzarottoLuclktenberg, Isabel Maria BarreirosUniversidade Federal de Santa CatarinaBortolato, Márcia Melo2019-11-21T11:20:09Z2019-11-21T11:20:09Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T11:20:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201631Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-21T11:20:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
title Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
spellingShingle Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
Bortolato, Márcia Melo
1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente.
title_short Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
title_full Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
title_fullStr Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
title_full_unstemmed Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
title_sort Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
author Bortolato, Márcia Melo
author_facet Bortolato, Márcia Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Volcão, Cristiane Lazzarotto
Luclktenberg, Isabel Maria Barreiros
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolato, Márcia Melo
dc.subject.por.fl_str_mv 1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente.
topic 1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente.
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21T11:20:09Z
2019-11-21T11:20:09Z
2019-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652234389454848