Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
id |
UFSC_d70c62cbeb11a3730e7096985fa2e877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201631 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância“A boa alfabetização é a chave do sucesso para toda a vida educacional de crianças e jovens”, afirma a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Com vistas a garantir uma boa alfabetização das crianças, o MEC publica a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular em 2017, antecipando em um ano o fim do ciclo de alfabetização. Dessa forma, torna-se relevante, em um momento de transição de proposta, analisar e tecer reflexões sobre a formação de professores pedagogos em Alfabetização e Letramento desenvolvida em um Curso de Pedagogia. A análise e as reflexões serão fundamentadas em documentos reguladores como as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular de Santa Catarina, bem como nos estudos de linguagens e mídias desenvolvidos neste curso de especialização. O objeto de pesquisa trata da disciplina de Alfabetização e Letramento da terceira fase do Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UDESC, que tem como objetivo promover a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação.“Good literacy is the key to success for the entire educational life of children and young people,” says Maria Helena Guimarães de Castro, executive secretary of the Ministry of Education. In order to ensure good literacy of children, MEC publishes the third version of the Common National Curriculum Base in 2017, anticipating by one year the end of the literacy cycle. Thus, it becomes relevant, in a moment of proposal transition, to analyze and to make reflections on the formation of pedagogical teachers in Literacy and Literacy developed in a Pedagogy Course. The analysis and reflections will be based on regulatory documents such as the National Curriculum Guidelines, the Common National Curriculum Base and the Santa Catarina Curriculum Proposal, as well as the studies of languages and media developed in this specialization course. The research object deals with the Literacy and Literacy discipline of the third phase of the UDESC Distance Education Pedagogy Course, which aims to promote the initial formation for the teaching practice, mainly in the kindergarten and in the Early Years of Elementary School, with emphasis on the appropriation of Information and Communication Technologies.Florianópolis, SCVolcão, Cristiane LazzarottoLuclktenberg, Isabel Maria BarreirosUniversidade Federal de Santa CatarinaBortolato, Márcia Melo2019-11-21T11:20:09Z2019-11-21T11:20:09Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T11:20:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201631Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-21T11:20:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
title |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
spellingShingle |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância Bortolato, Márcia Melo 1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente. |
title_short |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
title_full |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
title_fullStr |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
title_sort |
Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância |
author |
Bortolato, Márcia Melo |
author_facet |
Bortolato, Márcia Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Volcão, Cristiane Lazzarotto Luclktenberg, Isabel Maria Barreiros Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolato, Márcia Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente. |
topic |
1.Linguagens e Educação a Distância. 3. Alfabetização e Letramento. 4 Tecnologias de Informação e Comunicação. 5. Formação docente. |
description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21T11:20:09Z 2019-11-21T11:20:09Z 2019-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54p application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652234389454848 |