Formação inicial de professores para a educação de jovens e adultos em instituições públicas de ensino superior públicas do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eduardo da Luz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205938
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018
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spelling Formação inicial de professores para a educação de jovens e adultos em instituições públicas de ensino superior públicas do Rio Grande do SulEducaçãoEducação de jovens e adultosProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018Este trabalho se propõe a compreender de que maneira os cursos de Pedagogia das IES públicas do Rio Grande do Sul estão incorporando, ou não, a integralização de conhecimentos referentes a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial de professores. Em seu procedimento, foi utilizado alguns elementos da abordagem qualitativa e quantitativa. Como técnica para o levantamento de dados, a pesquisa bibliográfica sob a perspectiva do estado do conhecimento e, conjuntamente, a pesquisa documental. Para a análise, fundamentou-se na análise de conteúdo, a partir da construção de unidades de significado. Em sua discussão, pretendeu-se primeiramente, mapear as pesquisas em âmbito brasileiro que discutem a formação inicial de professores para a EJA em cursos de Pedagogia, analisando e problematizando os procedimentos e resultados obtidos pelos intelectuais do campo, bem como, suas perspectivas teóricas, políticas e ideológicas. Em um segundo momento, tentou-se identificar o perfil formativo dos egressos e as concepções de EJA e formação inicial de professores presentes nos documentos das diferentes instituições. E no terceiro momento, pretendemos analisar as Propostas Curriculares de Curso, matrizes e ementas de disciplinas, particularmente, aprofundando o debate no que se refere ao atendimento da formação de professores para a EJA. Como resultados, apontamos que, hegemonicamente, a produção analisada no estado de conhecimento, se insere na perspectiva de uma Educação ao longo da vida, em que apenas uma produção se posiciona criticamente em relação a esta vertente. Os intelectuais do campo, em sua grande maioria, defendem a ideia de uma formação específica para o professor da EJA, que atenda as especificidades do campo. Problematizam que a formação inicial deva acontecer, prioritariamente, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas, mas que pode ser potencializada mediante a elaboração de projetos de extensão e de uma formação continuada. Em relação aos documentos das universidades, percebeu-se um grande número de componentes que excluem a EJA, em suas ementas, organização curricular e referências. Quando abordada, aparece em disciplinas concentradas ao fim do curso e, com pouca carga horária para o aprofundamento teórico-metodológico. Com base nas categorias analíticas sobre a formação para e da EJA nos cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior públicas do Rio Grande do Sul (nos Projetos Pedagógicos de Cursos), identificou-se as seguintes unidades de significado: conceito de professor/docente com base no ensino pesquisa e intervenção social, bem como o professor como pesquisador; categorias sociais em relação a quem se destina a formação para a docência, Crianças/infância Adolescentes/adolescência Jovens/juventude Adultos/adultez Idosos/envelhecimento; concepção de EJA pautada na educação popular e movimentos sociais; e o perfil formativo do curso que sinaliza para uma formação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na EJA e na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.Abstract : This paper intends to understand how the courses of Pedagogy of public HEIs in Rio Grande do Sul are incorporating or not the payment of knowledge related to EJA in initial teacher training. In its procedure, some elements of the qualitative and quantitative approach were used. As a technique for data collection, bibliographical research under the perspective of the state of knowledge and, jointly, documentary research. For the analysis, it was based on content analysis, from the construction of units of meaning. In their discussion, it was first intended to map the researches in the Brazilian scope that discuss the initial formation of teachers for the EJA in Pedagogy courses, analyzing and problematizing the procedures and results obtained by the field intellectuals, as well as their theoretical perspectives, political and ideological. In a second moment, it was tried to identify the formative profile of the graduates and the conceptions of EJA and initial teacher training present in the documents of the different institutions. And in the third moment, we intend to analyze the Curricular Proposals of Course, matrices and menus of disciplines, in particular, deepening the debate regarding the attendance of the teacher training for the EJA. As results, we point out that, hegemonically, the production analyzed in the state of knowledge, is inserted in the perspective of a lifelong Education, in which only one production is critically positioned in relation to this aspect. The majority of the intellectuals in the field defend the idea of a specific formation for the EJA teacher, which meets the specificities of the field. They problematize that the initial formation should happen, as a matter of priority, in the courses of Pedagogy and other degrees, but that can be potentialized through the elaboration of projects of extension and of a continuous formation. In relation to the documents of the universities, a great number of components that exclude the EJA, in its menus, curricular organization and references were perceived. When approached, it appears in disciplines concentrated at the end of the course and, with little time load for the theoretical-methodological deepening. Based on the analytical categories on training for and of the EJA in the courses of Pedagogy of public HEIs in Rio Grande do Sul (in the PPCs), the following units of meaning were identified: teacher / teacher concept based on teaching research and intervention social, as well as the teacher as researcher; social categories in relation to who is intended for teaching training, Children / childhood Adolescents / adolescence Youth / youth Adults / adulthood Elderly / aging; EJA conception based on popular education and social movements; and the formative profile of the course that signals a training in Early Childhood Education, Initial Years of Elementary Education, in the pedagogical disciplines of the Normal School course in the Normal modality, as well as in Professional Education, in the EJA and in the area of services and school support, in addition to other areas in which pedagogical knowledge is foreseen.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Eduardo da Luz2020-03-31T14:28:16Z2020-03-31T14:28:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p.| il.application/pdf360137https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205938porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:28:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205938Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:28:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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