O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cristine Manica
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_d769c0709b762a1c1ae1ec3d98c2028b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e FreinetEducaçãoPratica de ensinoBrinquedos educativosEnsinoEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta dissertação tem por objetivo discutir sobre a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender as concepções, as finalidades formativas e os conceitos referentes ao jogo e à brincadeira na organização pedagógica, a partir das teorias de Montessori e Freinet, por meio de pesquisa bibliográfica. A escolha por compreender conceitualmente o que é o brincar na escola de anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade, bem como buscar o entendimento de como estabelecer relação entre atividade de ensino e atividade de brincar na prática pedagógica dessa etapa da escolarização nos levou a optar por realizar a pesquisa a partir da história do pensamento pedagógico, mais especificamente em autores da pedagogia. O estudo desses dois autores buscou indicadores das categorias por eles tratadas, associadas ao ensino que integra o brincar. Uma vez levantadas tais categorias, seus sentidos e significados para a educação de acordo com o pensamento de cada autor, foi possível "desnaturalizar" termos presentes no debate, bem como estabelecer contrapontos com a psicologia histórico-cultural, hoje base para a maioria dos trabalhos com o tema (brincar) na Educação. Apresentando a tradicional oposição entre ensino e brincar, em que ensinar é planejado e brincar é espontâneo, estudar é produtivo e brincar é improdutivo, buscamos superar a dicotomia tecendo considerações para os muitos sentidos e significados possíveis na prática pedagógica e aproximar os conceitos de imaginação (em geral associados apenas ao brincar) e de conhecimento (em geral associados apenas ao ensino).The objective of this dissertation is to discuss the pedagogical practices of the initial years of Brazilian Elementary Education, seeking through bibliographical research to better comprehend the conceptions, formative finalities, and concepts relating to games and play inserted in pedagogical organization based on the theories of Montessori and Freinet. The choice to conceptually comprehend what is "playing" in the early school years of contemporary Brazilian Elementary Educations well as seeking an understanding of how to establish a relationship between teaching and laying activities in pedagogical practices in this phase of introducing children to schooling led us to opt to investigate the history of pedagogical thought, more specifically among pedagogical authors. Studying these two authors sought indications of the categories they examined, associating them to integrated teaching-playing. Once the categories, their senses, and meanings to education according to each author's thoughts were established, it was possible to de-neutralize" terms in today's debates as well as establish counterpoints within historical-cultural psychology, the modern basis for the majority of studies about this topic in Education. Presenting the traditional opposition between teaching and playing, in which teaching is planned and playing spontaneous, studying is productive and playing is unproductive, we seek to overcome this dichotomy through weaving considerations for the many possible senses and significances in pedagogical practice in order to approximate the concepts of imagination (generally associated merely with play) and knowledge (generally associated merely with teaching).Florianópolis, SCLaterman, IlanaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Cristine Manica2012-10-25T19:43:30Z2012-10-25T19:43:30Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis218 p.| tabs.application/pdf300072http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T08:49:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T08:49:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
title O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
spellingShingle O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
Nunes, Cristine Manica
Educação
Pratica de ensino
Brinquedos educativos
Ensino
Ensino fundamental
title_short O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
title_full O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
title_fullStr O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
title_full_unstemmed O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
title_sort O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet
author Nunes, Cristine Manica
author_facet Nunes, Cristine Manica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laterman, Ilana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cristine Manica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pratica de ensino
Brinquedos educativos
Ensino
Ensino fundamental
topic Educação
Pratica de ensino
Brinquedos educativos
Ensino
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T19:43:30Z
2012-10-25T19:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300072
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030
identifier_str_mv 300072
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 218 p.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652131356377088