Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Josiane Acácia de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187736
Resumo: Tese de Doutorado - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientadora: Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi
id UFSC_d7eb8f79209fe7f60ddb825d7a4b71ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187736
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)Ensino de aritméticaPedagogia científicaManuais pedagógicosFaria de VasconcelosMétodo de testesEscola NovaFormação de professoresTese de Doutorado - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientadora: Profa. Dra. Ingrid Hötte AmbrogiEsta pesquisa apresenta os resultados da investigação que buscou compreender como foi construído nas orientações interpretadas nas obras do autor português Faria de Vasconcelos, um discurso científico para o ensino de aritmética e como tal discurso foi apropriado em manuais pedagógicos brasileiros e traduções estrangeiras que circularam no Brasil, orientando as práticas pedagógicas dos professores primários de 1930 a 1960. Para a escrita desta tese, além de manuais pedagógicos, lançamos mão de outras fontes documentais como periódicos e programas de ensino vigentes na época. A análise foi feita sob a ótica da história cultural valendo-se dos estudos dos autores Michel de Certeau (2011b) sobre circulação, estratégias e táticas, e Roger Chartier (1990) sobre apropriação e representação. As orientações versadas nos manuais pedagógicos para o ensino de aritmética - Como se ensina aritmética: didática (1933) e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia experimental e didática (1934) – estavam apoiadas em dois pilares: o estudo científico da criança e o conhecimento psicológico da disciplina. Esta seria a prescrição, de acordo com o autor luso para se obter êxito no ensino de aritmética. Este discurso científico instruía os professores e estudantes de escola normal a se inteirar dos estudos da psicologia experimental do momento, antes de ensinar quaisquer saberes, inclusive os saberes aritméticos. Os estudos científicos sobre a criança defendidos por Faria de Vasconcelos, compreendiam os estudos psicológicos e fisiológicos dos alunos, considerando a idade ideal para a aprendizagem, o nível de maturidade para o ensino de operações aritméticas, as capacidades mentais e o raciocínio. O conhecimento psicológico da disciplina compreendia ajustar as técnicas de ensino a necessidade individual da criança. Assim, para o ensino e a aprendizagem de aritmética era necessário o professor fazer uso de instrumentos da Pedagogia Científica, como a aplicação do método de testes com o intuito de mensurar o conhecimento da criança, diagnosticar as causas dos erros cometidos pelos alunos e professores. Em posse dessas informações o professor poderia reparar tais erros com o emprego de métodos/técnicas de ensino previamente experimentadas. Faria de Vasconcelos incentivava em seus manuais que a escola se tornasse um laboratório de experimentação científica com o intuito da renovação do ensino, proposição advinda do ideário da Escola Nova. As orientações apresentadas nas obras de Vasconcelos circularam entre os professores do curso primário por meio de apropriações feitas por outros autores de manuais pedagógicos, sendo incorporadas na cultura escolar brasileira.Ambrogi, Ingrid HötteMarques, Josiane Acácia de Oliveira2018-07-05T00:49:15Z2018-07-05T00:49:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960). 2018. 167f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187736porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-05T00:49:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187736Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-05T00:49:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
title Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
spellingShingle Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
Marques, Josiane Acácia de Oliveira
Ensino de aritmética
Pedagogia científica
Manuais pedagógicos
Faria de Vasconcelos
Método de testes
Escola Nova
Formação de professores
title_short Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
title_full Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
title_fullStr Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
title_full_unstemmed Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
title_sort Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)
author Marques, Josiane Acácia de Oliveira
author_facet Marques, Josiane Acácia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Josiane Acácia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de aritmética
Pedagogia científica
Manuais pedagógicos
Faria de Vasconcelos
Método de testes
Escola Nova
Formação de professores
topic Ensino de aritmética
Pedagogia científica
Manuais pedagógicos
Faria de Vasconcelos
Método de testes
Escola Nova
Formação de professores
description Tese de Doutorado - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientadora: Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05T00:49:15Z
2018-07-05T00:49:15Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960). 2018. 167f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187736
identifier_str_mv MARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960). 2018. 167f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652130780708864