A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iacono, Sociarai Peruzo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102687
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d889b50a9bed06f3b1a3b510022f98ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102687
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaIacono, Sociarai PeruzoDutra, Ana Regina de Aguiar2013-07-16T01:38:26Z2013-07-16T01:38:26Z20052005222394http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102687Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho mostrou as contribuições do fenômeno da Cognição Situada para a Análise das Atividades, objetivando um melhor entendimento das características cognitivas de trabalho. Optou-se pelo trabalho de professores do Ensino Superior, por ser esta uma profissão que possui uma atividade predominantemente cognitiva. Os objetivos do trabalho foram descrever as atividades cognitivas do professor do ensino superior e verificar a importância do fenômeno da Cognição Situada para estas atividades; verificar aspectos do fenômeno da Cognição Situada que possam contribuir para a construção de um modelo de análise da atividade do professor e correlacionar os dados encontrados com o referencial teórico para verificar quais as contribuições da Cognição Situada. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, a coleta dos dados será realizada por meio de observação aberta e observação sistemática, incluindo realização de entrevistas semi-estruturadas, filmagens, gravações, fotografias, registros da atividade, aplicação de questionários, autoconfrontação e análise documental. Para a realização do estudo foi construído um modelo de análise, adaptado de Biazus (2000), incluindo as informações referentes ao fenômeno da Cognição Situada. As considerações finais do trabalho nos remetem ao entendimento de que é fundamental, dentro de uma Análise Ergonômica do Trabalho, uma análise detalhada das características cognitivas do trabalho. O fenômeno da Cognição Situada, por meio da inclusão de novos conceitos à análise das características cognitivas do trabalho do indivíduo na Análise Ergonômica do Trabalho, auxiliou na compreensão da atividade dos professores analisados, mostrando como funcionam as estratégias dos professores para lidar com as dificuldades da sua atividade de trabalho, principalmente em relação à interação com os alunos, verificado como principal fator interveniente na atividade do professor. Concluiu-se ainda, com a presente pesquisa, que ao realizarmos uma Análise Ergonômica do Trabalho, o(s) indivíduo(s) devem ser analisado(s) em seu contexto, de forma indissociável. Sendo assim, ao incluírem-se os elementos do fenômeno Cognição Situada a esta análise, busca-se esmiuçar ainda mais os aspectos cognitivos interferentes e/ou limitantes do indivíduo no trabalho.129 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoErgonomiaProfessores universitariosCogniçãoA cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL222394.pdfapplication/pdf2511408https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102687/1/222394.pdfa6b07e272d3c227b7ea338fad0f4a3e7MD51TEXT222394.pdf.txt222394.pdf.txtExtracted texttext/plain245156https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102687/2/222394.pdf.txtfeae4da8b07b63c081a911b0721366b9MD52123456789/1026872014-01-19 00:21:45.724oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102687Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:21:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
title A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
spellingShingle A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
Iacono, Sociarai Peruzo
Engenharia de produção
Ergonomia
Professores universitarios
Cognição
title_short A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
title_full A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
title_fullStr A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
title_full_unstemmed A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
title_sort A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior
author Iacono, Sociarai Peruzo
author_facet Iacono, Sociarai Peruzo
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Iacono, Sociarai Peruzo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Ana Regina de Aguiar
contributor_str_mv Dutra, Ana Regina de Aguiar
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Engenharia de produção
Ergonomia
Professores universitarios
Cognição
topic Engenharia de produção
Ergonomia
Professores universitarios
Cognição
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T01:38:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T01:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102687
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 222394
identifier_str_mv 222394
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.| il., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102687/1/222394.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102687/2/222394.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6b07e272d3c227b7ea338fad0f4a3e7
feae4da8b07b63c081a911b0721366b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805363921780736