Effects of task familiarity on L2 speech production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria Conceição Klober da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88052
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
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spelling Effects of task familiarity on L2 speech productionLiteraturaLingua inglesaLingua inglesa -PronunciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteEste estudo investiga os efeitos da familiaridade com tarefas na produção oral em L2. O termo familiaridade refere-se à idéia de prover o aluno com oportunidades de repetir ou praticar o mesmo tipo de tarefa. Dois tipos de tarefas foram empregados, uma dialógica, i.e., entrevista, e outra monológica, i.e., narração. Três questões foram investigadas: i) os efeitos do tópico da tarefa, ii) os efeitos do tipo de tarefa, e iii) os efeitos da familiaridade com tarefas sobre a produção oral em L2. Os resultados demonstraram que (1) o tópico teve um impacto na produção oral em L2 dos participantes, (2) os diferentes tipos de tarefa geraram diferentes níveis de desempenho, e (3) a familiaridade com a tarefa per se indicou não ter grande impacto no desempenho oral dos participantes. Entretanto, os resultados positivos alcançados pelo grupo dialógico podem ser uma indicação dos efeitos da familiaridade quando associada ao tipo de tarefa. Em outras palavras, possivelmente é a combinação de diferentes condições - familiaridade com tipo de tarefa, por exemplo - que pode proporcionar aos alunos possibilidades reais de aperfeiçoar sua produção oral em L2. Os resultados também sugerem que o tipo de tarefa, bem como o tópico da tarefa, devem ser levados em consideração quando da elaboração de tarefas para fins de desenvolvimento da habilidade oral em L2, seu ensino e avaliação.Florianópolis, SCFortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Maria Conceição Klober da2012-10-22T05:09:18Z2012-10-22T05:09:18Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf213479http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88052engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:04:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:04:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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